Curitiba foi um dos 12 municípios selecionados, entre outras 79 cidades brasileiras, ao Programa Turismo Futuro Brasil, uma consultoria especializada com a possibilidade de troca de experiências internacionais que permitirá acelerar a transformação da Capital paranaense em um destino ainda mais inovador e inteligente.
A iniciativa vai aplicar estratégias de Destinos Turísticos Inteligente (DTI) nas cidades selecionadas.
“A contemplação de Curitiba no edital permitirá a consolidação de um destino turístico inovador e sustentável, de forma alinhada às tendências globais, somando-se aos resultados positivos já experimentados por esta Administração nas diversas iniciativas em que apostamos na inovação como processo social.”, declara o prefeito Rafael Greca.
O programa é uma iniciativa do Sebrae Nacional e do Banco Interamericano de Turismo, que faz parte do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Inovador e sustentável
Curitiba é um dos principais destinos turísticos brasileiros, sendo um dos municípios classificados na categoria A do Mapa do Turismo Brasileiro.
Esta categoria engloba as Capitais e os municípios com maior fluxo turístico e maior número de estabelecimentos, empregos e arrecadação de impostos federais no setor de hospedagem.
Além disso, de acordo com pesquisa do Ministério de Turismo, é o terceiro destino brasileiro mais procurado por estrangeiros para negócios, eventos e convenções.
“Desde agosto de 2020 temos trabalhado para o desenvolvimento da metodologia DTI, por meio de uma parceria entre o Instituto Municipal de Turismo e o Sebrae-PR, e seguimos avançando nesse processo.”, comenta Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo.
As etapas
Em setembro de 2022, o Sebrae Nacional e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) lançaram o edital Programa Turismo Futuro Brasil com objetivo de selecionar dez destinos turísticos no Brasil que seriam apoiados com a elaboração e/ou implementação de suas estratégias de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI).
Devido à alta qualidade dos destinos, foram selecionados 12, ampliando o número inicial.
O que significa ser DTI
O DTI Curitiba consiste em estratégias para aumentar a resiliência, competitividade e sustentabilidade dos diversos atores que compõem o ecossistema turístico local, iniciativa que permite implementar novos processos para a gestão do setor, com o apoio de importantes parceiros, dentre eles o Ministério do Turismo e o Sebrae Paraná.
O projeto está sendo implantado pelo Instituto Municipal de Turismo em parceria com a iniciativa privada.
Os destinos contemplados
Dos 79 municípios selecionados para a segunda etapa de seleção, foram 10 do Centro-Oeste, 27 do Nordeste, 21 do Norte, 12 do Sudeste e 9 do Sul. Destes, 41 eram de pequeno porte (até 50 mil habitantes), 13 de médio porte (até 100 mil habitantes) e 25 de grande porte (mais de 100 mil pessoas).
Além de Curitiba, foram contemplados: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Bombinhas (SC), Bonito (MS), Ilhabela (SP), Novo Airão (AM), Paraty (RJ), Penedo (AL), Pirenópolis (GO), Recife (PE) e São Luís (MA).