Nesta quarta-feira, 29 de março, Curitiba comemora os seus 330 anos. A Capital paranaense acabou se tornando uma referência para o mundo todo.
Com uma população estimada em 1.963.726 pessoas, Curitiba tornou-se uma importante parada comercial com a abertura da estrada tropeira entre Sorocaba e Viamão, vindo, em 1853, a ser a Capital da recém-emancipada Província do Paraná.
Desde então, a cidade, conhecida pelas suas ruas largas, manteve um ritmo de crescimento urbano fortalecido pela chegada de diversos imigrantes europeus ao longo do Século XIX, na maioria, alemães, poloneses, ucranianos e italianos, que contribuíram para a atual diversidade cultural.
Curitiba experimentou diversos planos urbanísticos e legislações que visavam controlar seu crescimento, que a levaram a ficar famosa internacionalmente pelas suas inovações urbanísticas e cuidado com o meio ambiente.
A maior delas foi no transporte público, cujo sistema inspirou o TransMilenio, implantado em Bogotá, na Colômbia.
Também conta com elevada posição nos indicadores de educação, a menor taxa de analfabetismo e a melhor qualidade no ensino básico entre as capitais.
O Índice MasterCard de Mercados Emergentes 2008, criado com a intenção de avaliar e comparar o desempenho das cidades em diferentes funções que interligam os negócios e o comércio no mundo inteiro, posicionou-a como a 49.ª com maior influência global.
Curitiba foi classificada pelo Índice Verde de Cidades de 2015, realizado pela Siemens com a Economist Intelligence Unit, como a mais ambientalmente sustentável da América Latina.
Também foi considerada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) uma das “cidades criativas” do Brasil em 2014, ao lado de Florianópolis.
Em 2009, em pesquisa publicada pela revista Forbes, Curitiba foi citada como a terceira cidade mais sagaz do mundo, que considera esperta a urbe que se preocupa, de forma conjunta, em ser ecologicamente sustentável, com qualidade de vida, boa infraestrutura e dinamismo econômico.
A Capital paranaense recebeu a classificação de cidade global gama- por parte do Globalization and World Cities Study Group & Network (GaWC).
“Compartilhar as boas práticas de Curitiba com o mundo é um dos objetivos da administração de Rafael Greca e Eduardo Pimentel. Somente colaborando e trabalhando em conjunto é que podemos entregar serviços e experiências de qualidade para o cidadão. Estamos juntos com o iCities desde 2017, quando acreditamos no sonho dos três sócios, Beto Marcelino, Eduardo Marques e Caio de Castro. Desde então, estamos crescendo a cada ano.”, comentou Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba, durante a realização da Smarty City Expo.
Comemoração do aniversário de 330 anos de Curitiba
Uma extensa programação – que começou em janeiro e fevereiro, com a volta dos carrosséis e da roda-gigante do Natal – continua em março e entra em abril, por conta da grande quantidade de entregas e eventos especiais.
O espetáculo Auto da Fundação de Curitiba abriu a programação do aniversário de 330 anos no dia 1º de março.
A agenda ganhou força com a entrega de um CMEI no Ganchinho e da Pirâmide Solar do Caximba.
Música, peças de teatro, eventos ao ar livre, recuperação de asfalto em várias ruas da cidade, alterações para melhoria da mobilidade urbana e outras séries de ações foram feitas pela Prefeitura de Curitiba neste mês de março.
O objetivo do prefeito Rafael Greca é que Curitiba continue sendo um exemplo de qualidade de vida, não só para os moradores, mas que incentive outras cidades ao redor do mundo para que sigam o mesmo caminho, afinal, a cidade oferece a melhor opção de transporte urbano, valoriza o meio ambiente, investe na segurança e muito mais.
É a cidade perfeita? Infelizmente não. Uma cidade com mais de um milhão de moradores sempre terá problemas de trânsito, desordens e outros problemas, mas, mesmo assim, ainda estamos muito à frente das demais Capitais do Brasil.
Fotos: Reprodução.