Quando foi a última vez que você se desligou do trabalho e descansou nas férias de verdade? Aposto que a resposta é difícil.
Só vale se você não viu seus e-mails enquanto esperava a comida chegar, não entrou no e-mail rapidinho enquanto esperava a sua vez de tomar banho e não atendeu ligações no celular ao lado da piscina para cuidar de alguma emergência.
Difícil se lembrar de quando foram suas últimas férias de verdade — sem levar todos os problemas do trabalho na viagem?
Não é só você. Todo mundo tem dificuldade em se desconectar. De acordo com uma pesquisa da Harris Interactive pela American Psychological Association, 44% das pessoas relatam que veem as mensagens do trabalho pelo menos uma vez por dia nas férias.
Porém, não só somos péssimos para nos desligarmos do trabalho, mas também somos ruins em tirar férias — particularmente nos Estados Unidos.
Uma pesquisa da Glassdoor concluiu que o trabalhador norte-americano geralmente tira apenas metade das férias remuneradas a que tem direito ao longo do ano.
Está mais do que na hora de você descansar nas férias, e veja a seguir por quê!
Férias são ótimas, mas fazem a diferença mesmo?
Os dados são alarmantes, mas — e daí?
Ok, talvez seu hábito de checar e-mails no meio de um passeio nas Cataratas do Iguaçu irrite um pouco a sua família. Ou, talvez, você não consiga relaxar completamente por estar grudado no telefone o tempo todo.
Só que isso não é o fim do mundo, né?
A verdade é que quando você sacrifica seu precioso tempo de descanso por não saber como se desligar do trabalho, você abre mão de alguns dos maiores benefícios de descansar nas férias.
1. Ser ainda melhor no seu trabalho
Uma das razões principais que faz as pessoas não usarem seus dias de férias é a preocupação de parecerem preguiçosas e serem deixadas de lado.
Podem ser ignoradas na hora de receber uma promoção e ficar presas no mesmo lugar por muito tempo.
De acordo com o relatório State of the American Vacation, 26% dos respondentes temem que sair de férias pode sinalizar que eles não são tão dedicados no trabalho.
Além disso, 23% dizem que não querem parecer substituíveis enquanto estiverem fora.
É fácil achar que, quanto mais tempo passarmos no escritório, mais eficazes vamos ser no trabalho, mas a ciência tem provado o contrário.
Um estudo intitulado “Psychological Detachment From Work During Leisure Time: The Benefits of Mentally Disengaging From Work” (em português, “Desprendimento psicológico do trabalho durante o lazer: os benefícios de se desligar mentalmente do trabalho”) identificou relações positivas entre o desapego do trabalho e o desempenho — entre outros benefícios.
Essa pesquisa compilou estudos de diversas outras fontes. Uma das fontes citadas fez experimentos semanais com funcionários durante quatro semanas.
O estudo “Revelou que quando os funcionários se desprendiam do trabalho durante o fim de semana, eles se sentiam mais descansados no começo da semana seguinte e tinham um comportamento mais produtivo durante a semana.”
Precisa de mais evidência? Uma pesquisa diferente do Project: Time Off descobriu que os funcionários que tiram no máximo 10 dias de férias são menos propensos a receber um aumento ou bônus do que quem tirou no mínimo 11 dias.
2. Reduzir seu estresse
Uma das suas metas ao descansar do trabalho provavelmente envolve eliminar um pouco do estresse, e tirar férias certamente ajuda.
Uma pequena pesquisa na Alemanha analisou gerentes intermediários. Os participantes foram divididos em dois grupos: O da intervenção, que tirou férias de quatro dias longe de seu ambiente normal, e o de controle, que passou os mesmos quatro dias em casa.
Ambos os grupos sentiram “Efeitos profundos, positivos e imediatos no estresse, na recuperação, na tensão e no bem-estar.”
Quer saber o mais interessante? O grupo que ficou no hotel sentiu um declínio ainda maior nos níveis de estresse.
Então, desligar-se do trabalho e tirar férias reduz o estresse no trabalho. É óbvio o suficiente, certo? Porém, pense nisto: Os benefícios não vêm só quando você está com os pés mergulhados na areia da praia. Até o ato de planejar as férias pode trazer tranquilidade também.
Uma pesquisa publicada no periódico Applied Research in Quality of Life concluiu que planejar uma viagem aumentou a felicidade dos participantes — algo que o estudo chamou de felicidade pré-viagem. Isso provavelmente acontecia porque os participantes estavam animados para viajar.
Então, no seu próximo horário de almoço, comece a sonhar e a criar o roteiro de sua próxima viagem!
3. Aumentar sua criatividade
Existe um benefício inesperado quando a gente férias: Mais criatividade.
Em uma experiência, pesquisadores holandeses conduziram testes de criatividade (um teste utilizado frequentemente, conhecido como Teste de Usos Alternativos) em seus funcionários.
Esses testes foram conduzidos duas semanas antes de eles tirarem férias e novamente uma semana depois das férias.
Durante o teste, participantes receberam um objeto com o desafio de pensar na maior quantidade possível de utilidades para ele.
Os participantes que pensam em uma grande quantidade de usos têm maior flexibilidade cognitiva, enquanto uma quantidade ainda maior de usos não convencionais representa um nível mais alto de originalidade.
Apesar de a originalidade não ter mudado depois das férias, os funcionários mostraram um grau muito maior de flexibilidade.
Além disso, o efeito do estresse mais baixo como consequência de se desligar do trabalho e tirar férias tem a ver com o bom humor.
Uma pesquisa da University of Western Ontario, publicada no periódico Psychological Science, encontrou uma ligação direta entre a atitude otimista e uma capacidade maior de solucionar problemas com criatividade.
Por fim, a viagem em si nos deixa mais criativos. Pesquisadores descobriram uma correlação interessante entre o tempo que passamos fora de casa e nossa criatividade.
Um tempinho fora do trabalho, ao ar livre, vai ajudar você a espairecer e a despertar sua criatividade.
Preparar para decolagem: como se desligar do trabalho e descansar nas férias (de verdade)!
Você já entendeu. As férias podem ter vários impactos positivos na sua vida. Porém, é importante observar que não são quaisquer férias que vão ter esse efeito.
Férias cheias de notificações constantes, novos e-mails e obsessão com os problemas do trabalho não vão fazer você relaxar ou recarregar suas baterias. Inclusive, pode ter o efeito oposto.
“Férias mal planejadas e estressantes eliminam o benefício positivo do descanso.”, diz o renomado autor Shawn Achor em um artigo para a Harvard Business Review.
Então, como descansar nas férias de verdade e experimentar esses resultados positivos? Confie na sua escolha e seja dono do seu plano de férias.
Aqui está uma checklist pré-férias para você garantir que vai ser um sucesso com muitos momentos relaxantes sem interrupção.
1. Gerencie as expectativas (cedo e com frequência)
Se, no passado, já passou as férias conectado aos assuntos do trabalho, você estabeleceu o precedente de que está sempre disponível para responder.
Vai exigir um esforço consciente para acostumar seus colegas e gestores à ideia de que você planeja se desligar completamente do trabalho.
Comece a avisar as pessoas sobre suas férias com algumas semanas de antecedência e seja claro ao dizer que vai se desligar do trabalho completamente.
Relembre seus colegas durante as próximas semanas para não pegar ninguém de surpresa.
Um dia antes de tirar férias, mande um e-mail final amarrando as pontas com a sua equipe. Não precisa ser nada complexo, mas precisa lidar com os itens pendentes e enfatizar que você vai ficar fora de alcance.
2. Configure a resposta automática do seu e-mail
Ah, a maravilha da resposta automática! Ela não só serve como lembrete constante de que você não está trabalhando, mas também dá uma tranquilizada nas suas preocupações.
Nada neutraliza tão bem aquela urgência que o e-mail traz como informar às pessoas que você não está trabalhando nem olhando seus e-mails o dia inteiro.
Então, configurar uma mensagem de resposta automática para quando você se desligar do trabalho merece alta prioridade na sua lista de tarefas antes das férias. Tenha certeza de que sua mensagem inclui o seguinte:
- Quando você volta
- Com quem entrar em contato caso surja um assunto urgente
Se você planeja se desligar do trabalho totalmente, é uma boa ideia mencionar que não vai olhar seus e-mails. Assim, ninguém vai ficar esperando que responda enquanto estiver fora.
3. Para se desligar do trabalho, desligue suas notificações
Você sai de férias com a melhor das intenções. Porém, aposto que basta ouvir só um alerta do celular para as sirenes de emergência da sua vida profissional serem altas demais para resistir.
Se não puder confiar na própria força de vontade, desligue todas as notificações do celular e computador (sim, até as notificações de SMS e e-mail!) antes de tirar férias.
Quando uma pesquisa da Deloitte concluiu que as pessoas olham o celular uma média de 47 vezes por dia (um número que atinge 82 vezes para os jovens!), a última coisa que você precisa é de um lembrete do seu vício pela telinha. Desligar as notificações elimina muito dessa tentação.
Você pode até ir um pouco além e deletar os aplicativos “tentadores” do seu celular.
Se for o caso, talvez seja hora de aprender como se livrar do vício em redes sociais.
De qualquer forma, use todos os truques técnicos para controlar o vício em celular e se comprometer a realmente descansar nas férias.
4. Atualize seu calendário
Se sua equipe tiver acesso ao seu calendário, você também deveria marcar o período em que vai estar fora do escritório.
Isso não só é outra maneira de administrar bem as expectativas (todo lembrete de que está de férias é válido!), mas também ajuda a garantir que ninguém vai tentar colocar prazos ou agendar reuniões com você nessa época.
Use bem os lembretes do calendário como forma de publicar que está se desligando de todos os assuntos do trabalho durante esse período.
Sutil? Não muito. Útil? Com certeza.
5. Amarre as pontas pendentes
Mesmo se você for apaixonado pelo seu trabalho, deve sentir aquele frio na barriga nos últimos dias das férias.
Você tem medo de voltar ao trabalho e encontrar uma lista de tarefas infinita e as realidades do seu dia a dia.
Para algumas pessoas, o sentimento de medo é tão forte que chega até a sabotar o fim do descanso.
Veja bem, a realidade nunca vai ser tão divertida quanto as férias. Porém, há algumas coisas que você pode fazer para ter uma transição tranquila de volta para o trabalho.
Uma das melhores coisas que você pode fazer é cuidar das pendências e alinhar tudo antes de sair de férias.
Até a tarefa rápida de arrumar sua mesa ou anotar uma lista de prioridades para quando voltar pode fazer você sentir menos ansiedade no trabalho quando voltar.
Se for possível, agende um dia de transição — um dia entre seu retorno da viagem e quando volta ao trabalho.
Esse período curto vai permitir que tenha tempo para lavar roupa, fazer compras e dar um jeito na casa — tudo antes de mergulhar de novo nas responsabilidades do trabalho. É um truque simples que pode fazer diferença.
Você merece descansar de verdade nas férias
Parece contraintuitivo, mas se desligar do trabalho e descansar exige esforço.
Você não só precisa planejar sua viagem, mas existe também uma preparação para deixar de lado suas responsabilidades profissionais.
A verdade é: Esse esforço vale a pena. Saber como descansar se desconectando, mesmo que seja só por alguns dias de relaxamento sem interrupções, pode melhorar seu desempenho no trabalho, aumentar sua criatividade e reduzir seu estresse.
Então, use isso como premissa para se preparar (e preparar seus colegas) para esse período de desconexão do trabalho.
Fazer isso significa que você vai voltar para sua rotina com as baterias cheias — em vez de desânimo.