Os pássaros lendários de Galar, Articuno, Zapdos e Moltres, são as mais recentes e empolgantes adições ao popular game mobile Pokémon Go – em especial, graças à imensa dificuldade que é encontrá-los, e, então, capturá-los.
Mesmo que você consiga arranjar um encontro especial com essas criaturas, é bastante comum que você não os capturará.
Usar a fruta caxi (a fruta dourada) e fazer uma jogada excelente com uma ultra bola não parece ser o suficiente para esses bichos, que tendem a escapar da bola e fugir do encontro. Falo por experiência própria. No plural.
Segundo algumas análises da comunidade, esses Pokémon têm uma taxa de captura de 0.3% e uma taxa de fuga de 90%.
Caso as taxas oficiais sejam iguais ou semelhantes a essas, fica evidente por que as aves escapam com tanta facilidade das bolas e fogem imediatamente após a captura falhada.
Caso você já tenha encontrado alguma dessas variações regionais dos pássaros de Kanto e se perguntou “Como eu pego os pássaros lendários de Galar?”, Saiba que um jogador de Go está sugerindo um truque especial para garantir a captura deles.
Truque para pegar os pássaros lendários de Galar
Publicado em um vídeo no Twitter e depois repostado no Reddit, um treinador de Pokémon Go sugeriu que o encontro com os pássaros lendários de Galar é semelhante aos lendários de reides, e, com isso, somos cedidos um bônus de misericórdia, o famoso “pity”.
Nas reides, esse aumento na taxa de captura acontece ao usar múltiplas bolas e elas não funcionarem — independente de atingirem o Pokémon ou você errar o arremesso.
É por isso, inclusive, que muitos jogadores capturam lendários de reides na última bola disponível; a taxa de chance de captura aumentou ao longo das últimas 19 bolas arremessadas, por exemplo.
Usando essa lógica, o usuário do Twitter @JASHYZGO fez algo semelhante: no encontro com um Zapdos de Galar, ele jogou fora múltiplas Ultra Bolas, simplesmente as arremessando contra o chão e não em direção ao tão desejado Pokémon.
Após cerca de nove bolas jogadas ao abismo digital, ele usa uma fruta dourada, e volta a desperdiçar mais três bolas.
Depois disso, o treinador procede para o momento de captura, fazendo uma jogada excelente com uma Ultra Bola. O resultado: pássaro de Galar é capturado.
O truque funciona mesmo?
Bem, não há mais estudos e provas de que a tática apresentada por @JASHYZGO funciona de verdade. No Reddit, diversos usuários debatem sobre a eficácia do método, apontando que esse é considerado um encontro selvagem e não um de reide, e, portanto, não recebe o bônus de misericórdia por bolas utilizadas.
Outros, que já viram as feras aparecerem e fugirem, se sentiram mais esperançosos, dizendo que tentariam utilizar a técnica no próximo encontro com algum desses lendários.
Considerando a raridade desses Pokémon, um gasto de pouco mais de 10 Ultra Bolas não chega a ser um desperdício, mas um investimento — a menos que não dê resultados.
Como encontrar os pássaros lendários de Galar
Se o seu problema não é nem com a captura, mas com o principal, encontrá-los, saiba que isso é comum.
Embora não haja um número divulgado ou descoberto pela comunidade, a taxa de spawn dos pássaros de Galar é baixa e inconstante.
Os pássaros de Galar só podem ser encontrados por meio do novo Incenso de Aventura Diário, que pode ser utilizado uma vez ao dia e funciona por 15 minutos consecutivos.
Com o incenso em ação ao longo de múltiplos dias, alguns jogadores relatam ter encontrado um pássaro lendário em meio a 100 Pokémon, enquanto outros já capturaram 300 criaturas e sequer viram um pássaro.
O que são os pássaros lendários de Galar?
Os pássaros lendários de Galar são variações regionais dos clássicos Articuno, Zapdos e Moltres. Essas novas formas foram introduzidas com o DLC The Crown Tundra, de Pokémon Sword and Shield.
As formas regionais dos pássaros tem tipos diferentes dos originais: Articuno é Psychic e Flying, Zapdos é Fighting e Flying, e Moltres é Dark e Flying.