A temporada de palhaçadas, malabares e acrobacias está aberta: Começaram na segunda-feira (9/5) as oficinas do Circo da Cidade, espaço da Fundação Cultural de Curitiba. A primeira aula reuniu crianças e adultos interessados em aprender mais sobre acrobacia em tecido.
Com atividades até dezembro, as oficinas são gratuitas e as inscrições estão abertas para qualquer pessoa acima de 8 anos, sem limite de idade (crianças, adolescentes, adultos e idosos podem participar), com turmas nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h30 às 11h50 e das 14h às 16h20 (leia mais abaixo).
O projeto é realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural e da Prefeitura de Curitiba.
Cada aula tem dois professores, que se revezam nas atividades. Além de acrobacia em tecido, há oficinas de malabarismo e equilíbrio, acrobacias de solo e palhaçaria.
Da lona para a vida
Além do lazer, as aulas de circo podem ajudar na socialização. Diogo Cesar dos Anjos, conhecido como Diogo Bonito, é palhaço e mímico e um dos professores da atividade. Para ele, as habilidades de comunicação do circo facilitam as apresentações na escola ou na festa com os amigos, por exemplo.
Existe ainda uma ampliação da percepção corporal, visão periférica e conhecimento de limites. Ou seja, as práticas circenses trazem possibilidades divertidas de treinar aspectos da vida cotidiana.
“Uma das alunas relatou que um parente dela, que fez aula nos anos anteriores, hoje trabalha e sente a diferença que as aulas no circo proporcionaram. Ele, que era tímido, não tem mais dificuldade para lidar com clientes e se expressar. O circo tem uma gama muito grande de vieses, do momento, da expressão, comunicação, diversão”, explica Diogo.
Júlia Winchert é professora de circo e contorcionista. Com as aulas, viu no circo uma possibilidade de transformação da vida de alunos que tinham dificuldades de socialização e encontravam naquele espaço uma oportunidade de expressão.
“O circo traz bem-estar geral. Ele é lúdico, intenso, colorido. Do ponto de vista físico, trabalha flexibilidade, força, consciência corporal”, diz a professora.
Circo em família
Na primeira aula, Sueli e Sofia Espigiorin, mãe de 40 anos e filha de 10, decidiram participar do programa em família pela segunda vez. Para Sueli, que participou na edição anterior, a filha ficou mais disposta e alegre, por isso voltaram.
“A gente tentou colocá-la em diversas atividades, como balé, ginástica, mas nada chamava a atenção. Ela tinha vontade de ficar se balançando, fazendo coisas de criança. Em 2019, fizemos a inscrição nas aulas de circo, foi paixão à primeira vista e agora voltamos.”, relata Sueli.
Serviço
Oficinas no Circo da Cidade
Turmas: segunda, quartas e sextas-feiras, da 9h30 às 11h50 e das 14h às 16h20.
Local: Circo da Cidade (Rua Benedicto Siqueira Banco S/Nº- Alto Boqueirão)
Idade: a partir de 8 anos.
Grátis.
Inscrições
Contato: (41) 3287-5307 (horário comercial).