Chorar faz parte da vida de todo o Ser humano. As lágrimas aparecem no ápice de nossos sentimentos, quando parece que não vamos mais aguentar as pressões do cotidiano.
Depois de chorar nos sentimos muito mais leves. Por que isso acontece?
Estudos comprovam que chorar faz muito bem para saúde física e emocional. As lágrimas limpam e lubrificam as pálpebras e os olhos, previnem a desidratação de várias mucosas e ajudam a melhorar a visão.
A lágrima é um líquido composto de água, sais minerais, proteínas,eletrólitos, lipídeos, mucinas, enzimas e gordura, produzido pelas glândulas lacrimais nas pálpebras superiores que ajudam na limpeza dos detritos presentes no olho, protegendo-o.
Lágrimas aumentam a sensação de felicidade, organizam emoções e diminuem a dor. Em geral, as mulheres são mais emotivas e choram cinco vezes mais que os homens. Se rir é um bom remédio, chorar é terapêutico.
A pesquisadora e psicóloga Peggy Kern, da Universidade de Melbourne, na Austrália, em artigo publicado na plataforma de divulgação científica The Conversation, mostra que além de ser uma função fisiológica, chorar representa uma forma do organismo se reequilibrar.
A psicóloga diz que em situações de muito estresse, ou cansaço extremo, o sistema simpático fica ativado por muito tempo, e a parte do cérebro responsável por regular as emoções acaba sobrecarregada.
“Podemos nem perceber o quão sobrecarregados estamos até começar a chorar por um motivo muito pequeno“.
Peggy diz que o ocorre com o organismo pode ser comparado quando o computador trava por ter muitos programas rodando ao mesmo tempo.
“Sem conseguir regular as emoções corretamente, dá vontade de chorar mesmo que não haja uma razão compatível: a ação vai ativar o sistema parassimpático e trazer algum alívio.”
A psicóloga conta que o choro pode ser um jeito involuntário de chamar atenção para mostrar que precisamos de ajuda, ou para gerar simpatia em terceiros.
“As lágrimas são parte normal do funcionamento do corpo. Especialmente com a pressão dos últimos anos, às vezes não existe nada melhor do que chorar para aliviar as emoções.”
Estudos comprovam que o choro diminui o nível de manganês, o que traz sensação de alívio e bem-estar. Isso ocorre devido ao componente químico que existe na lágrima.
Esse componente é a leucina-encefalina, produzida pelo encéfalo.
Estudiosos asseguram que chorar faz muito bem para saúde física e emocional. As lágrimas limpam e lubrificam as pálpebras e os olhos, previnem a desidratação de várias mucosas e ajudam a melhorar a visão.