Francisco e Ana, pais do Chico do Uberaba, eram cidadãos atuantes na cidade de Congoinhas, interior do Paraná, onde residiram até 1961. Seu pai foi vereador do município e se preocupava com o crescimento econômico, educacional e cultural da cidade, bem como a melhoria de vida da população.
O amor pela política sempre esteve presente no cotidiano do Chico do Uberaba. Desde jovem, gostava de desafios e de desenvolver atividades que levassem cultura e entretenimento à população. Foi um dos fundadores do Grupo Teatral Lantéri, grupo atuante até hoje e que nasceu no bairro do Uberaba.
O interesse em desenvolver um trabalho social pela cidade de Curitiba, e de modo especial pelo bairro Uberaba e região, surgiu antes mesmo de conquistar o mandato de vereador. Entre as ações oferecidas à população, podemos citar uma ambulância e um ônibus. Inúmeras foram as vezes em que a população necessitou utilizar esses serviços e os mesmos sempre foram mantidos pelo Chico do Uberaba.
Outro grande projeto oferecido aos moradores foi o acesso à internet, em uma época em que o serviço não era tão facilitado como nos dias de hoje. O Uberaba foi o primeiro bairro do Brasil a disponibilizar o serviço para a sua população de forma gratuita. Por ondas de rádio, a antena transmitia o sinal de internet digital em um raio de cinco quilômetros. “O acesso da internet aos moradores eu trouxe em 2011, um ano antes de me tornar vereador pelo nosso bairro. Com mandato ou sem mandato, eu sempre trabalhei pela nossa região”, conta orgulhoso do projeto que trouxe grandes benefícios.
A implantação da Unidade de Saúde Salgado Filho, tão importante para a nossa população, também teve uma atuação importante do Chico do Uberaba. Incansável, sempre pleiteou esse importante sistema de saúde para a nossa região.
Chico também foi atuante e se faz presente no crescimento do comércio do Uberaba. Foi um dos fundadores da ACIUR (Associação Comercial e Industrial do Uberaba, Guabirotuba e Jardim das Américas). O ex-vereador já foi presidente da Associação, cargo que exerce novamente.
Chico do Uberaba trabalha para que a região do Uberaba, Guabirotuba e Jardim das Américas tenham um comércio forte e próspero, que garanta à população adquirir os produtos que necessita dentro da sua própria região, sem a necessidade de deslocar-se para outros bairros ou para o centro da cidade.
Como presidente da ACIUR, está estudando algumas ideias a serem implantadas para o contínuo crescimento comercial da região, entre elas o Cartão Local, para facilitar a vida da população. O objetivo deste cartão é que as pessoas comprem tudo o que precisam dentro da sua região. Quando utilizado, fornecerá desconto para o cliente. “Essa região que abrange os três bairros, possuem comércios qualificados, como supermercados, restaurantes, panificadoras, lojas de materiais de construções, academias fitness, oficinas mecânicas, tudo pode ser encontrado dentro do bairro. É preciso que os nossos moradores consumam esses serviços para que, cada vez mais, fiquem fortalecidos”, pondera.
Vida política
Com uma vida intensa de envolvimento com a população, o caminho para a política formal aconteceu de modo natural. Como o bairro do Uberaba estava há alguns anos sem representante na Câmara Municipal, Chico do Uberaba lança seu nome para uma vaga no Legislativo Municipal.
Nas eleições de 2012, Chico do Uberaba se elege vereador e conquista uma vaga na Câmara Municipal. Ele exerce seu mandato tendo um olhar especial para o bairro do Uberaba, visto que este sempre foi uma de suas bandeiras. “Atualmente, o bairro não conta com um vereador que represente a nossa região e isso é ruim. Temos que ter um representante que lute pelas necessidades da nossa população dentro da Câmara”, pontua.
Atuante no cenário político, em 2016, Chico do Uberaba teve papel importante na eleição do futuro prefeito de Curitiba. Como Presidente do PMN (Partido da Mobilização Nacional), em uma conversa com seu filho Chiquinho do Uberaba, concluíram ser importante o partido indicar um nome para a disputa da cadeira do Executivo Municipal. Após analisarem alguns nomes, o seu filho, Chiquinho do Uberaba, sugeriu o do ex-prefeito Rafael Greca de Macedo.
Passado pela aprovação partidária, após todo trâmite eleitoral necessário, visto que o ex-prefeito era filiado a outro partido, o PMN lança Rafael Greca como candidato à Prefeitura Municipal de Curitiba. Rafael Greca sai vitorioso das eleições e volta a exercer o cargo de prefeito da cidade que tanto ama.