O prefeito Rafael Greca entregou no dia 21 de março, a revitalização do Centro de Esportes Vila Oficinas, no Cajuru, que foi completamente adaptado para práticas esportivas, paradesportivas e o treinamento de alto rendimento.
Na mesma ocasião foi assinado termo de cooperação entre a Prefeitura de Curitiba e o Governo do Estado do Paraná para realização do Projeto Paradesportivo Centro de Esportes Vila Oficinas, que atenderá modalidades do paradesporto e capacitará professores, além de incentivar a prática de paratletas de maneira competitiva.
O Centro de Esportes Vila Oficinas fica no nº 134 da Rua Brasílio França, no bairro Cajuru. Durante o evento – que integrou a programação das comemorações pelos 330 anos de Curitiba – atletas paralímpicos apoiados pela Lei Municipal de Incentivo ao Esporte fizeram demonstrações das modalidades paradesportivas.
“Esse velho prédio que estava em ruínas, que tinha sido construído pelo ex prefeito Saul Raiz, em 1975, foi totalmente revitalizado e agora transformado com recursos da Prefeitura e do Governo do Estado. O projeto de paradesporto é resultado de parceria entre a Prefeitura e Estado para multiplicar as oportunidades de esporte olímpico e paralímpico.”, disse o prefeito Rafael Greca.
O secretário municipal de Esporte Lazer e Juventude, Carlos Pijak Jr., afirmou que Curitiba já está preparada para atender os atletas paralímpicos, porém, a parceria traz mais qualificação e cooperação técnica.
“Curitiba vai se transformar na capital do paradesporto. Essa parceria e o centro revitalizado servirão para melhorar ainda mais as condições de nossos paratletas. Os recursos investidos em esporte revertem em saúde para a população.”, disse o secretário municipal Pijak.
Revitalização
A revitalização do Centro de Esportes e Lazer Vila Oficinas foi coordenada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).
De acordo com Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário da pasta, a reforma aconteceu em uma área total de 970,10 metros quadraos, incluindo nova cobertura, pintura da quadra interna com revestimento epóxi, renovação e acessibilidade dos banheiros e das áreas internas.
“É uma obra importante que nos permitirá fortalecer e ampliar o atendimento com atividades de esporte e lazer na região.”, disse Rodrigues.
As melhorias incluíram a implantação de uma quadra externa de concreto, substituição das tabelas de basquete e traves de futsal, implantação de um estacionamento externo e a renovação das instalações elétricas.
O diretor-presidente da Paraná Esporte, Walmir da Silva, destacou a importância da formalização da parceria acontecer no Dia Mundial da Síndrome de Down.
“É um dia especial, de formalizarmos um trabalho conjunto para o incentivo e a valorização da inclusão, do paradesporto.”, disse Silva.
Badminton
Para Janaina Aguilera, universitária do curso de Educação Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR), paratleta de badminton e estagiária no Centro de Esportes e Lazer Vila Oficinas, o local representa oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional.
“Esse é um espaço que foi cuidadosamente adequado e preparado para receber com muita dignidade e qualidade o atleta do paradesporto. Foi planejado para acolher e incentivar a pessoa com dificuldade a partir das práticas esportivas.”, disse Janaína.
O evento contou com as presenças dos vereadores Serginho do Posto, João da Loja Cinco Irmão; da presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Maria Alice Erthal; da diretora do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Denise Moraes; da assessora de Promoção e Igualdade Racial da Prefeitura de Curitiba, Marli Teixeira Leite; e do assessor de articulação política, Lucas Navarro.
Também participaram o coordenador do Paradesporto da Secretaria de Estado do Esporte, Mário Sérgio Fontes; os administradores regionais Narciso Doro (Cajuru) e Fernando Wernek (Bairro Novo); e paratletas de diversas modalidades.