Novas pesquisas mostram que reconhecer ativamente eventos positivos da vida e realizações enquanto participa de celebrações do tipo comer e beber com os amigos e familiares pode aumentar os sentimentos de apoio social.
O estudo, publicado na Revista de Políticas Públicas e Marketing, descobriram que as celebrações que envolvem socialização, comer ou beber e o reconhecimento consciente de um evento de vida positivo podem aumentar o apoio social percebido.
Pesquisas anteriores mostraram que o apoio social percebido, ou a crença de que alguém tem uma rede de pessoas que se importam com eles e estão disponíveis para ajuda e apoio, está associado a melhores resultados de saúde e bem-estar, como: B. uma expectativa de vida mais longa e menos ansiedade e depressão.
“Muitas comemorações, principalmente nas festas de fim de ano envolvem duas das três condições – comer e beber juntos.”, disse Kelley Gullo Wight, professor assistente do Universidade de Indiana Kelley School of Business e coautor do estudo.
“Adicionar a terceira condição, fazer um esforço consciente para reconhecer as realizações positivas dos outros, é fundamental. Por exemplo, reserve um tempo para parabenizar alguém por entrar na universidade de sua escolha, por um projeto de trabalho que deu certo ou por uma nova oferta de emprego. Isso maximizará os benefícios para o seu bem-estar e o bem-estar de todos os participantes desta celebração.”
Wight e seus coautores, incluindo a professora Danielle Brick do Universidade de Connecticut e James Bettman, Tanya Chartrand e Gavan Fitzsimons de Universidade Duke usou experimentos comportamentais para pesquisar milhares de participantes ao longo de vários anos.
A pesquisa descobriu que mesmo quando as reuniões são virtuais, quando todos têm algo para comer e beber (seja saudável ou agradável) e eventos positivos são celebrados, também aumenta o apoio social percebido de uma pessoa e eles podem receber o mesmo benefício: Se beneficiar disso.
Também tem implicações para gerentes de marketing ou qualquer pessoa que queira arrecadar fundos para uma boa causa.
“Descobrimos que as pessoas que se sentem socialmente apoiadas depois de uma festa são mais ‘pró-sociais’ e mais dispostas a oferecer seu tempo ou doar seu tempo para uma boa causa.”, disse Danielle Brick, professora assistente de marketing da Universidade de Connecticut e coautora do estudo.
“Este seria um bom momento para organizações sem fins lucrativos comercializarem arrecadadores de fundos, já que muitas pessoas comemoram eventos positivos da vida, como feriados ou formaturas.”
Os pesquisadores observam que organizar celebrações que aumentam o apoio social percebido pode ser particularmente benéfico em locais que atendem populações com maior risco de solidão e isolamento, como asilos ou centros comunitários.
Eles também apontam a importância de entender os benefícios de bem-estar das celebrações para os formuladores de políticas que desejam implementar regulamentos ou políticas que possam afetar as reuniões sociais para evitar consequências negativas para a saúde mental.
Eles recomendam que, quando os organizadores precisarem realizar celebrações virtuais, incluam alguma forma de consumo e rotulagem de um evento de vida positivo e separado, para que as pessoas saiam da celebração sentindo-se socialmente apoiadas.
Fotos: Reprodução.