O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) renovou sua parceria de cinco anos com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para potencializar o acesso ao crédito para micro e pequenas empresas nos três estados do Sul. O acordo permite que essas empresas contratem financiamentos com garantia de até 80% do valor do empréstimo, utilizando o Fundo de Aval para Micro e Pequenas Empresas (FAMPE).
Nos últimos 18 meses, a parceria já disponibilizou R$ 34,6 milhões em créditos para micro e médias empresas no Paraná. Além disso, o BRDE, a Fomento Paraná e a cooperativa de crédito Cresol se tornaram operadoras do programa Crédito Inovação no Paraná em abril deste ano. O Sebrae contratou consultores especializados para oferecer consultoria gratuita e facilitar o acesso ao crédito, que possui taxas de juros mais baixas e prazos mais longos em comparação às linhas disponíveis no mercado.
A renovação do convênio foi assinada no auditório da sede do BRDE em Florianópolis, com a presença de autoridades e dos presidentes do BRDE, Sebrae Nacional e Conselho Deliberativo do Sebrae Nacional.
O diretor do BRDE no Paraná, Wilson Bley Lipski, destacou o objetivo de tornar o financiamento mais acessível para os pequenos empresários, enquanto o presidente do Sebrae, Décio Lima, ressaltou o compromisso de oferecer acesso a crédito e condições seguras para impulsionar o crescimento dos negócios.