O veículo foi uma doação da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento (Seab) e será utilizado pelo Programa Banco de Alimentos de Curitiba, responsável pela recepção e distribuição de gêneros alimentícios.
O prefeito Rafael Greca recebeu no dia 20 de abril, no estacionamento do Palácio 29 de Março, um caminhão para modernização da Central Pública de Recebimento e Distribuição dos Produtos da Agricultura Familiar no Estado do Paraná.
Greca agradeceu a doação do caminhão pelo Governo do Estado. “É com imensa alegria que nós recebemos esse veículo que será utilizado como instrumento de fazer o bem e que proporcionará melhorias na logística de recepção, conferência e distribuição dos produtos da agricultura familiar em Curitiba e Região Metropolitana.”, disse. O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado, Norberto Ortigara, salientou que a entrega do veículo enaltece as políticas conjuntas de Curitiba e o Paraná na área de Segurança Alimentar.
“Esse veículo significa uma singela cooperação do Estado com as consistentes políticas em segurança alimentar da Prefeitura de Curitiba em benefício de toda a população.”, afirmou Ortigara.
Sem desperdício
O veículo utilitário de carga com baú isotérmico será utilizado pelo Programa Banco de Alimentos de Curitiba, que é a central municipal de recebimento e distribuição de gêneros alimentícios.
Com o veículo, será possível escoar o excedente da produção de pequenos agricultores de várias regiões do Paraná.
Desde sua criação, em 2020, o Banco de Alimentos de Curitiba já arrecadou cerca de 646 toneladas de alimentos.
Além disso, os produtos da agricultura familiar também têm contribuído significativamente para o Banco de Alimentos, com cerca de 85 toneladas de alimentos doadas para as entidades recebedoras.
De acordo com o secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, com as doações recebidas, organizações sociais já produziram mais de 1 milhão de refeições servidas a pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social.
“A doação do caminhão para a central de recebimento e distribuição dos produtos da agricultura familiar certamente contribuirá para melhorar a logística e aumentar a eficiência desses processos, trazendo benefícios socioeconômicos para o município e melhorando as condições de trabalho dos agricultores familiares.”, afirmou Gusi.
Segurança Alimentar
Durante o evento, servidores da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional e chefs da ONG Ação entre Amigos Japão-Brasil (Jabra) fizeram uma ação contra desperdício de alimentos destacando a importância da agricultura familiar.
Foram preparados alimentos com cascas e talos de frutas e verduras, como o brigadeiro de casca de banana, chips de cascas de batata-salsa e batata-salsa rosti.
Participaram do evento o prefeito de Anápolis (GO), Roberto Naves e Siqueira; a deputada estadual pelo Estado de Goiás Vivian Albernaz Naves; o vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel; os vereadores Marcelo Fachinello, Tico Kuzma, Jornalista Marcio Barros, João das 5 Irmãos, Serginho do Posto, Sargento Tânia Guerreiro e Mauro Bobato; a secretária de Integração, Assistência Social, Cultura, Esporte, Trabalho, Emprego e Renda do município de Anápolis, Eerizânia Freitas Lobo.
Também estiveram presente o secretário municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento, Cristiano Hotz; a secretária municipal da Comunicação Social, Cinthia Guenguini; a diretora do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (Desan), Marcia Cristina Stolarski; e a administradora da Regional Matriz, Rafaela Lupion.