A Bahia vai participar, pela primeira vez, da Settimana della Cucina Regionale Italiana, evento que acontece simultaneamente em vários restaurantes pelo mundo, no período de 14 a 20 de novembro.
Na Bahia, o evento conta com a participação de 11 restaurantes que seguem a culinária autenticamente italiana ou que tem nos seus menus pratos da gastronomia do país europeu, e nas suas cartas de vinhos, rótulos produzidos nas diversas regiões da Itália.
A proposta do evento é que cada restaurante crie um menu de uma região italiana para ser servido harmonizado com um vinho produzido na Itália, de preferência na mesma região do cardápio.
O valor do menu é definido pelo restaurante e o preço da garrafa de vinho sai por um valor abaixo do praticado no mercado, graças a um subsídio da União Europeia, que concede redução no preço final do produto.
Nesta primeira edição baiana participam os restaurantes Isola Dei Sapori, com duas opções de menu que celebram a cozinha da Sardenha; Mistura Itapuã, que criou um menu da Liguria e outro do Piemonte; Bella Napoli, com um menu siciliano; Casa de Farinha, que oferece menus das regiões de Toscana e Puglia.
Participam também o Di Lucca, com menus da Liguria e Sicília; Jiló, cujo chef Ícaro Silva se inspirou na gastronomia de mais de uma região da Itália.
Já o chef Lucius Gaudenzi, que tem origem italiana, criou dois menus para o restaurante Lucius: o Spoleto (Umbria) e o Livorno (Toscana).
O festival também chega ao Interior do Estado com a participação de casas localizadas nos municípios de Feira de Santana: o Don Pasquale, que homenageia Capri e Pozzuoli; e em Miguel Calmon, onde a Trattoria Liberato, apresenta dois menus: um da Toscana e outro de Lazzio.
Em Lauro de Freitas quem participa do evento é a Trattoria Il Manggio, que criou um menu para ser compartilhado entre duas pessoas.
Já no Sul da Bahia, o Recanto do Sossego, em Santa Cruz de Cabrália, aposta num menu tipicamente italiano: bruschettas de entrada e uma massa com funghi com filé.
Promovido pela Vinífera Import, a Settimana della Cucina Regionale Italiana tem apoio da Embaixada da Itália no Brasil, Consulado Geral da Itália no Recife, Consulado Honorário em Salvador e da Federazione Italiana Cuochi – Brasile.