Em 2022, o Google lançou sua própria loja de aplicativos para jogos Android compatíveis para PC: a Google Play Games. Desde então, a plataforma permanece em versão beta.
Durante esse período, algumas melhorias foram feitas, como uma barreira menor para executar os jogos.
Em novembro do ano passado, o programa chegou aos Estados Unidos, México, Canadá, Brasil e vários outros países.
No Google for Games Developer Summit, a empresa anunciou a expansão do Play Games para PC para novas regiões, como o Japão e a maior parte da Europa.
O catálogo também está sendo expandido com a chegada de vários jogos Android populares como Angry Birds 2, Garena Free Fire, Ludo King e MapleStory M.
Apesar das últimas adições, a biblioteca de jogos do Play Games para PC não é muito extensa. Para obter mais jogos, o Google fez parceria com a Intel para permitir que os desenvolvedores enviem jogos compilados para telefones em vez de PCs para o Play Games no PC.
A empresa incentiva os desenvolvedores a otimizar e compilar seus jogos para PC com um novo emulador de jogos para PC focado no desenvolvedor, permitindo depuração, compilação e carregamento lateral direto de APKs mais fáceis.
Os desenvolvedores também podem usar o Android Studio para ajustar os gráficos e as configurações de hardware para avaliar o desempenho do jogo em diferentes configurações.
Uma nova lista de verificação de lançamento do Play Games ajudará os desenvolvedores a garantir que não estão perdendo nada importante antes de enviar seus jogos para aprovação.
Isso inclui o uso de texturas e ativos de alta resolução, suporte para entrada de mouse e teclado e muito mais.
Interessados podem se inscrever no Google Play Games para PC. É possível sincronizar o progresso e a biblioteca do jogo em todos os dispositivos com um login único na Conta do Google, ou seja, alternar entre smartphone e desktop.
Para baixar a versão beta, os requisitos mínimos são: sistema operacional a partir do Windows 10 (v2004); SSD com 10 GB de espaço de armazenamento disponível; GPU IntelR UHD Graphics 630 ou comparável; 4 núcleos físicos de CPU; 8 GB de RAM.
Além disso, a virtualização de hardware precisa estar ativada.