Nessa minha jornada na busca de conhecimento do bem-estar, o que mais tenho percebido é que, sem autoconhecimento, nunca conseguiremos desenvolver todas as nossas potencialidades.
A cada área que vou estudando, sempre me deparo com questões e reflexões que me fazem enxergar quem verdadeiramente sou, qual é a minha essência.
Nesse processo, vou me redescobrindo, reconhecendo as minhas fraquezas e fortalezas, meus talentos, minhas forças pessoais.
Mas por que isso é importante para o bem-estar?
Já sabemos que para um bem-estar integral, precisamos de equilíbrio em várias dimensões da nossa vida, precisamos da vitalidade, precisamos de engajamento, de senso de realização, de encontrar um sentido para o que fazemos e o porque o fazemos.
Além disso, precisamos reconhecer no que somos bons, quais são nossos talentos e nossas forças, só assim, conseguiremos um desenvolvimento pleno das nossas potencialidades.
Quanto mais eu me conheço e sei do que sou capaz, mais conseguirei utilizar todas essas minhas forças para atingir a excelência nas várias áreas da minha vida.
A ideia é, ao invés de ficar focando nas minhas dificuldades, tentando, a todo custo, desenvolvê-las melhor, é focar nas minhas forças, meus talentos e potencialidades para alcançar a minha excelência nas atividades que faço.
Essa é a lógica da psicologia positiva, focar em nossas potencialidades para alcançarmos o bem-estar.
Mas só conseguiremos fazer isso se soubermos quais são nossas fortalezas, nossos pontos mais positivos, e, para isso, o autoconhecimento é imprescindível.
O autoconhecimento significa o conhecimento do indivíduo sobre si mesmo. É uma jornada incrível na busca de conhecimento, pois a medida que vamos aprendendo sobre nós mesmos, vamos reconhecendo nossos valores, vamos aprendendo a controlar melhor nossas emoções, reconhecer o que nos satisfaz, o que nos dá sentido, o que realmente nos deixa felizes, trazendo muito mais autonomia para a nossa vida, no sentido de fazer melhores escolhas, tomar melhores decisões em tudo o que fazemos, pois faremos isso, com base em quem verdadeiramente somos.
É uma conquista de liberdade. Liberdade de ser quem realmente somos, liberdade de nos tornarmos nossa melhor versão!
Essa é a grandeza que o autoconhecimento traz para a nossa vida. E quando pensamos em bem estar, quanto mais eu me conheço, mais serei capaz de desenvolver uma vida plena e com sentido em todas as áreas da minha vida, pois estarei trazendo todas as minhas potencialidades para aquilo que realmente quero.
O autoconhecimento traz clareza, conseguimos identificar com mais facilidade onde estamos e para onde queremos ir, quais são os verdadeiros objetivos que queremos alcançar nessa vida para sermos felizes. Vamos nos redescobrindo mais a cada fase da nossa vida.
É um processo que nunca acaba, pois estamos aprendendo durante a vida toda, quanto mais vamos nos conhecendo, mais vamos amadurecendo, ficando mais seletivos com aquilo que realmente importa para cada um de nós, tanto em termos de escolhas de amizades, relacionamentos, trabalhos, estilo de vida pessoal, etc.
É um caminho sem volta, pois quanto mais autoconhecimento adquirimos em nossa vida, mais sabedoria colhemos dessa jornada e mais ainda queremos buscar. Por isso é uma busca constante.
Essa busca traz vitalidade, realização, sentido e felicidade. Tudo o que buscamos para o nosso bem-estar integral.