Pessoal, recentemente nosso amigo Marcelo colocou a linha na carretilha e questionou sobre a quantidade de linha e cama necessárias. O correto é que a linha fique nivelada com a haste lateral da carretilha (veja na foto).
Se a linha ultrapassar essa marca, ela pode enroscar no chassis da carretilha e acabar causando uma cabeleira.
Nosso amigo Gigio deu uma excelente explicação! Se houver pouca linha no carretel (ou seja, se ele estiver aparentemente vazio), isso afetará o recolhimento, fazendo com que cada volta recolha menos linha.
Existem carretilhas de perfil alto e perfil baixo, umas que comportam mais e menos linha. Gigio vai utilizar uma linha de 8 fios na Amazônia, enquanto ele está acostumado a usar linhas de quatro fios.
A linha de 8 fios proporciona arremessos mais suaves, é menos áspera que a de 4 fios e possui uma maior resistência à tensão. No entanto, se uma das 8 linhas se romper, ela pode ficar mais fraca.
Um dos problemas dessa linha é que ela possui menos resistência ao atrito, sendo mais adequada para a pesca com menos arremessos, em situações em que você permite que a correnteza leve a linha.
Por outro lado, a linha de 4 fios, devido a sua espessura maior, tende a suportar melhor os arremessos e, caso ocorra uma cabeleira, enrosque em uma pedra ou algo do gênero, ela provavelmente não sofrerá danos significativos.
Por: Francisco Filho