O paulistano A Casa do Porco Bar, comandado pelo casal Jefferson e Janaína Rueda no centro da cidade, que conquistou a 17ª colocação em 2021, subiu ainda mais este ano, chegando ao 7º lugar e figurando no Top 10 mundial.
A cerimônia do “The World’s 50 Best Restaurants”, que elege há 20 anos os melhores restaurantes do mundo, aconteceu no dia 18 de julho, em Londres, na Inglaterra.
Tão prestigiado quanto o “Guia Michelin”, o prêmio é considerado o “Oscar da gastronomia”. O resultado de 2022, apresentado pelo ator e foodie Stanley Tucci, trouxe novidades para os brasileiros e latino-americanos.
O trabalho do casal Rueda chamou a atenção do júri, formado por um time de mais de 1.080 pessoas envolvidas com a gastronomia, como chefs, jornalistas e foodies viajantes, pelo custo-benefício e pelo aproveitamento total do porco.
O animal, criado na fazenda da família em São José do Rio Pardo, no Interior paulista, é elevado à sua máxima potência por meio de receitas como o sushi de papada e a pancetta com goiabada.
Recentemente, o menu “Da Roça para o Centro”, que coloca no prato as tradições do estado de São Paulo foi reformulado por Janaína e uma equipe de cozinheiras mulheres.
Entre as novidades estão a terrine de joelho, fígado e morcilla e a mil-folhas de codeguim (linguiça) à milanesa. Outra surpresa foi o Oteque, do chef paranaense Alberto Landgraf.
O restaurante, exaltado pela alta gastronomia com atmosfera carioca, entrou em 47º lugar na lista, avançando vinte posições em relação ao ano passado. Instalado em Botafogo, no Rio de Janeiro, o espaço com balcão e poucas mesas serve aos clientes um menu degustação que muda diariamente.
Ingredientes como ostras e crustáceos saem direto do aquário para a bancada dos cozinheiros, que geralmente trabalham em silêncio.
A harmonização de vinhos por Leonardo Silveira e os coquetéis também foram citados como pontos altos pela premiação.
A América Latina foi bem representada por Leonor Espinosa, colombiana que une arte, política e gastronomia, eleita a Melhor Chef Mulher do Mundo em 2022.
O Don Julio, em Buenos Aires (Argentina), ficou em 14º. O Maido, em Lima (Peru), conquistou o 11º lugar.