Curitiba sediará, em outubro, a própria edição da Oktoberfest, festival de tradições germânicas e famoso por ser a “festa do chope”. A OktoberCuritiba foi apresentada ao prefeito Rafael Greca no Palácio 29 de Março. O evento acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de outubro, no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui. A estimativa dos organizadores é que o evento reúna 30 mil pessoas.
A OktoberCuritiba tem a chancela da segunda maior Oktoberfest do Brasil, que foi realizada na cidade de Santa Cruz (RS) e atraiu 635 mil pessoas no ano passado. As mascotes da festa, Frida e Fritz, vindas da cidade gaúcha, apresentaram ao prefeito e à primeira-dama Margarita Sansone, no Salão Brasil da Prefeitura, uma amostra da festividade de outubro, com direito a pratos típicos vindos diretamente do Bar do Alemão e apresentação do grupo folclórico Einigkeit Tanzgruppe, da Sociedade Thalia.
“Não é comum que um prefeito receba alemães trajados a caráter e um prato de eisbein [joelho de porco] e chucrute durante uma audiência. Mas tudo isso é para receber a Oktoberfest em Curitiba, uma cidade com muitas cervejarias e uma grande tradição alemã. Convido todos a participarem desta festa”, disse Greca.
O diretor da Seven Entretenimento, Gian Zambon, um dos responsáveis pela organização da Oktoberfest curitibana, destacou que o caráter multicultural de Curitiba, originário de imigrantes de todos os cantos do mundo, merece ter eventos que celebrem diferentes tradições. “Vamos transformar o Centro de Eventos Positivo em uma festa bem tradicional, resgatando esse folclore alemão em uma cidade tão multicultural”, disse.
Os organizadores da OktoberCuritiba entregaram ao prefeito um kit do evento, com cervejas artesanais, caneco de chope e o tradicional chapéu bávaro.
Foto: José Fernando Ogura/SMCS