Curitiba, eleita como o segundo ecossistema emergente mais promissor para startups na América Latina, possui atualmente 604 startups mapeadas. Em menos de uma década, a capital paranaense testemunhou um crescimento impressionante, multiplicando por sete o número de empresas inovadoras sediadas em sua região. Esse aumento significativo reflete as ações estratégicas da Prefeitura e da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, que trabalharam em conjunto para fortalecer e integrar o ecossistema de inovação local conhecido como Vale do Pinhão.
Foto: José Fernando Ogura/SMCS
Os resultados foram revelados pelo Mapeamento das Startups Paranaenses, elaborado pelo Sebrae-PR. Na nona edição desse documento, publicado em abril de 2022, foram registradas 2.205 startups no estado do Paraná, das quais 27,4% estavam localizadas na capital, ou seja, 604 empresas. Esse número é 7,2 vezes maior do que as 84 startups contabilizadas na primeira edição do estudo em 2014.
“Esse crescimento é resultado da integração do ecossistema de inovação curitibano com a criação do Vale do Pinhão pelo prefeito Rafael Greca em 2017, aproximando o poder público da iniciativa privada e das universidades para o desenvolvimento de soluções inovadoras tanto para a cidade como aplicadas aos negócios. O Vale do Pinhão tem tornado o ambiente da inovação da cidade cada vez mais pungente, atraindo novas empresas e investimentos”, diz o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão.
Em colaboração com a Prefeitura de Curitiba e a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, o Sebrae-PR realizou uma análise mais detalhada dos dados coletados no mapeamento estadual, fornecendo um perfil atualizado das startups curitibanas. Esse crescimento expressivo demonstra o compromisso da cidade em promover o empreendedorismo e a inovação, consolidando seu papel como um importante polo de startups na região.
CLIQUE AQUI e confira detalhes do mapeamento das startups de Curitiba
Foto: Ricardo Marajó