Terminou no dia 7 de junho, na Regional Portão, a segunda etapa da consulta pública Fala Curitiba. Foi a 29ª reunião presencial do circuito nos bairros, encontros dos quais estão saindo as sugestões dos moradores para serem votadas em nova etapa, no fim de julho.
As que receberem mais votos farão parte da LOA (Lei Orçamentária Anual) e serão executadas pela Prefeitura em 2024.
Entre os participantes da última reunião estava o corretor de seguros Roger Cavichiolo, do bairro Seminário, que voltou ao Fala Curitiba com um grupo de vizinhos para pedir a readequação da linha de ônibus Jardim Esplanada e pavimentação das ruas Mário Jordão Afonso da Costa e na Rua Nayme Ayoub Sarraf.
Funciona: a comunidade volta
Há cinco anos, um grande grupo de moradores liderados por Cavichiolo compareceu à reunião para pedir providências para o Córrego Hermes Fontes, no Jardim Esplanada.
O curso de água, que passa no meio da Rua Arthur Suplicy de Lacerda, acabara de sofrer desmoronamentos em três pontos de suas margens.
“Apesar de pequena, nossa comunidade conseguiu 601 votos. Tudo começou a ser encaminhado no ano seguinte, e, em meados de 2020, estava pronto.”, relembra o corretor sobre a mobilização no Fala Curitiba.
A obra alargou e fez a contenção do córrego com barreiras ao longo de 646 metros, prevenindo alagamentos.
Participação
No dia 6 de junho, o Fala Curitiba passou pelas regionais Matriz e Tatuquara, que tiveram números muitos próximos de participantes: 80 na primeira e 87 na segunda.
Ações relacionadas à Saúde, Urbanismo, Educação, Planejamento Urbano e Meio Ambiente foram as demandas mais frequentes.
Com isso, subiu para 4.294 o número de participantes em 28 reuniões. Os moradores se dividiram em 367 grupos de discussão, de acordo com as áreas de interesse, e formularam 1.321 demandas coletivas. Os demais pedidos foram apresentados individualmente.
Desde 2017, quando começou a gestão do prefeito Rafael Greca, 403 demandas comunitárias foram acolhidas pelo Fala Curitiba e foram encaminhadas para a LOA até 2023.
Destas, 85% já foram atendidas e estão em todas as Regionais. O Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) coordena o Fala Curitiba e acompanha a implantação das ações pedidas pela população.