No dia 17 de maio, representantes do Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais da Região Metropolitana de Curitiba (Coin-GM) foram recebidos pelo secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.
O encontro que aconteceu na sede da secretaria, em Curitiba, contou com o intermédio do deputado estadual Tiago Amaral e teve como objetivo discutir maior aproximação e integração entre as forças de segurança.
“Sabemos o quanto as guardas municipais cresceram e evoluíram nos últimos anos, inclusive na padronização de protocolos e de atuação. Reforço a todos que podem contar com a secretaria, estamos de portas abertas para contribuir naquilo que for necessário.”, declarou o secretário.
Tiago Amaral reforçou a necessidade de aproximação dos efetivos municipais. “O trabalho das guardas municipais se bem construído e alinhado, é uma estrutura indispensável para a segurança pública. É esse efetivo que está na ponta, no atendimento direto da população.”, disse o deputado.
Segundo o comandante da Guarda Municipal de Curitiba, Carlos Celso dos Santos Júnior, há 39 guardas municipais no Paraná, com um efetivo de mais de quatro mil agentes.
“Somente na Região Metropolitana da Capital temos um efetivo de cerca de 2.200 operadores de segurança. É um número robusto e significativo, que tem condições de contribuir de forma efetiva na melhoria da segurança pública e do pronto atendimento à população.”, afirmou.
Durante o encontro foram discutidos os convênios entre municípios e a secretaria, a necessidade de criação de novos logins de acesso aos sistemas de informações da Sesp, o compartilhamento de dados e também a possibilidade de representação das guardas municipais no Conselho Estadual de Segurança Pública (Consesp), conforme determina a legislação vigente.
A reunião contou também com representantes das cidades de São José dos Pinhais, Quatro Barras, Campo Largo, Araucária, Pinhais, Colombo, Mandirituba, Fazenda Rio Grande e Campina Grande do Sul. Além de assessores e gestores da Sesp.
Histórico
O Coin foi idealizado e liderado por Curitiba, sob coordenação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) Municipal.
Um protocolo de intenções foi firmado em abril de 2017, no qual dez municípios comprometeram-se a, individualmente, aprovar suas leis municipais de autorização para ingresso no consórcio, que tem como sede o município de Curitiba, junto à Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito.