No carro, no chuveiro, durante a faxina… Seja onde for, cantar é uma atividade que ajuda a distrair nossas mentes e a relaxar.
Alguns fazem mais do que os outros, e, para quem acha que isso é apenas um hábito, há provas científicas de que o show feito na hora do banho faz bem para a sua saúde.
Falando sobre soltar a voz no carro, cantar enquanto dirigimos ajuda a aliviar o estresse. Isso, pois a atividade libera dopamina no cérebro, um neurotransmissor conhecido como o “mediador do prazer”.
Um estudo da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, aponta que se cantarmos alto, a sensação de relaxamento é maior. Ainda mais, a prática ajuda a melhorar as funções cognitivas e até as relações sociais.
Corroborrando essa informação, pesquisadores do Connecticut, nos Estados Unidos, apontam que a música libera ocitocina, o hormônio do amor e da confiança que é emitido pelo cérebro quando entramos em contato com uma pessoa querida ou quando nos apaixonamos.
Além disso, cantar espanta a solidão e diminui os sentimentos de depressão.
Ainda tem mais uma informação surpreendente: cantar é um dos exercícios respiratórios mais eficazes.
De acordo com Loretta G. Breuning, cientista americana especializada nos mecanismos da felicidade, a atividade libera o diafragma de várias tensões mais rapidamente do que a respiração normal.
Sendo assim, cantar seria a melhor maneira de aprender a respirar, mesmo sem perceber.