O calendário oficial de Corridas de Rua de Curitiba vai ganhar uma nova prova em 2024, a Corrida do Gari.
O anúncio foi feito no dia 16 de maio, pelo vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, durante o evento de homenagem a 2.100 garis da Estre Ambiental/Cavo que trabalham na limpeza pública e conservação de Curitiba.
O evento foi na sede da empresa e celebrou o Dia do Gari, comemorado nesta terça-feira (16/5).
“Parabéns a todos os trabalhadores e trabalhadoras por este dia. Vocês merecem nossas homenagens e o nosso respeito. Trazemos um abraço do nosso prefeito Rafael Greca. Curitiba foi eleita a cidade mais limpa da América Latina por causa do trabalho diário de todos vocês. Na chuva, no sol, no calor e no frio, vocês estão sempre lá trabalhando e cuidando da nossa cidade.”, afirmou Eduardo Pimentel.
O vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades confirmou que a Corrida do Gari será feita no próximo ano na semana em que se comemora o Dia do Gari, 16 de maio.
“Tenham orgulho do uniforme que vocês usam e da diferença que vocês fazem na nossa cidade. Nossa obrigação na Prefeitura de Curitiba é dar uma cidade melhor para vocês viverem, com qualidade de vida, saúde, educação para nossas crianças, transporte coletivo de qualidade e nossos parques bem-cuidados.”, definiu o vice-prefeito.
Em vídeo, o prefeito Rafael Greca também deixou uma mensagem de homenagem e agradecimento a todos os trabalhadores e trabalhadoras da limpeza pública da cidade.
“Expresso o mais profundo agradecimento do meu coração de prefeito. Todo o bem que vocês fazem pela nossa cidade, todos os espaços de Curitiba que recebem limpeza passam pelas mãos de vocês. Viva o Dia do Gari.”, afirmou Greca na mensagem em vídeo.
Homenagens
A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, destacou a importância e a diferença que todos os garis fazem para a cidade.
“Vocês correspondem em tudo que é necessário para termos o melhor serviço de limpeza em Curitiba. Cada vez que Curitiba é enaltecida com premiações de sustentabilidade e de limpeza, isso é graças ao trabalho de vocês.”, disse Marilza.
Os colaboradores com mais tempo de serviço na empresa Estre Ambiental receberam placas de homenagem pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos.
Entre os homenageados está o coletor Aparecido Carlos Barbosa, de 42 anos e 16 de trabalho na coleta de lixo.
Além de trabalhar e correr 28 km todos os dias atrás do caminhão da coleta de lixo, ele chega em casa, descansa um pouco e vai treinar mais 10 km de corrida nas ruas.
“Fiquei em 3º lugar geral na Maratona Internacional de Curitiba, nos 10 km, com o tempo de 36 minutos e 58 segundos”, disse orgulhoso Aparecido Barbosa.
“Nós somos preparados para correr atrás do caminhão da coleta de lixo, temos bastante resistência física para correr, pegar o lixo e colocar no caminhão. Gostei que vai ter a Corrida do Gari, vou participar e quero treinar mais para chegar entre os primeiros.”, afirmou.
O varredor Nereu de Souza Matias, 44 anos, tem 14 anos de limpeza pública. Ele trabalha todos os dias na limpeza e varrição no Parque Barigui.
“Eu gosto muito de ir todos os dias para o Parque Barigui, eu vim da lavoura, do meio do mato de Cerro Azul. No parque me sinto em casa com as capivaras, os gansos. Fiquei orgulhoso de receber essa homenagem, esse reconhecimento pelo nosso trabalho.”, afirmou Matias.
O auxiliar de manutenção José Machado do Bonfim, 60 anos e 25 de empresa, também foi um dos homenageados.
“Foi muito lindo receber essa homenagem. Fiquei muito orgulhoso de ter meu trabalho reconhecido. Adoro o que eu faço, de ajudar a cuidar da nossa cidade.”, afirmou Bonfim.
Durante o evento, os personagens da Família Folhas também deixaram uma mensagem de sustentabilidade e de agradecimento pelo trabalho feito pelos garis em Curitiba. Depois todos foram posar para fotos com os colaboradores da limpeza pública.
Também participaram do evento o presidente da Estre Ambiental, Hamilton Agle; o gerente Regional da Estre Ambiental, Vinicius Paes; a gerente Operacional da Estre Ambiental, Kelly Nozu; o diretor Financeiro do Siemaco (Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação de Curitiba), João Geronimo Filho; o diretor de Limpeza Pública, Edelcio Marques dos Reis; e a diretora de Educação Ambiental, Leila Maria Zem; colaboradores da Estre e servidores da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.