O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, foi para os EUA na segunda-feira (24/4), onde participará do Fórum de Prefeitos do Banco Interamericano de Desenvolvimento: Financiando o Desenvolvimento Sustentável das Cidades da América Latina e do Caribe, promovido pela Rede de Cidades do BID.
O evento reunirá mais de 40 prefeitos da América Latina e do Caribe com foco no fortalecimento das cidades no acesso a financiamentos por meio da troca de experiências de êxito.
O evento ocorrerá em conjunto com a primeira Cúpula das Cidades das Américas, organizada pelo governo norte-americano.
Ainda nos EUA, Greca cumprirá agenda na cidade de Chicago, como representante de cidade membro da Rede C40, para conhecer programas de combate às mudanças climáticas e projetos de retrofit das edificações antigas.
Na manhã de quarta-feira (26/4), o prefeito participou da sessão temática “Visão, planejamento e financiamento estratégico” na qual irá apresentar as medidas de Curitiba para a recuperação do déficit fiscal que garantiram à cidade a elaboração de um plano de investimentos em projetos estruturantes.
“Vamos apresentar aos prefeitos dos Estados Unidos e da América Latina o plano de recuperação de Curitiba, que permitiu que nossa cidade retomasse investimentos de grande porte, entre eles projetos de inovação na área da mobilidade desenvolvidos em parceria com o BID. Outro destaque de Curitiba será a Pirâmide Solar do Caximba, um símbolo que propomos ao Brasil e ao Mundo como iniciativa contra o aquecimento global.”, observa Greca.
Mudanças Climáticas
Na quinta-feira (27/4), o prefeito de Curitiba fez parte do painel “Acelerando Investimentos para a Ação Climática”, a convite da C40.
O evento irá tratar das oportunidades de investimentos para enfrentar as mudanças climáticas e os riscos associados a não investir em ações urgentes de enfrentamento.
Além da C40, o painel é organizado também pelo CDP — organização sem fins lucrativos que divulga inventários de emissões de gases do efeito estufa — e o Pacto de Prefeitos para o Clima e Energia, do qual Curitiba é signatária.
“Muito nos interessa ampliar financiamentos em projetos e obras de energias renováveis, que representam um grande avanço para as cidades e para a humanidade.”, reforça Greca.
Além disso, Greca foi convidado a participar do podcast da C40, em entrevista ao ex prefeito de Toronto e diretor do Centro de Políticas Climáticas e Economia da C40, David Miller.
Ainda na quinta-feira, o prefeito curitibano visitou a empresa BPX Energy, divisão de negócios da British Pretroleum (BP) e uma das maiores produtoras de gás natural dos Estados Unidos.
Em 2021, a empresa inaugurou a Bighorn Solar, com 300 megawatts instalados, na região de Pueblo, Colorado.
Na sexta-feira (28/4), Greca participa do encontro de prefeitos das cidades C40 do Canadá, América Latina e os Estados Unidos, com a representante especial para Diplomacia de Cidades e Estados do Departamento de Estado dos EUA, Nina Hachigian.
A reunião tem por objetivo explorar como as cidades podem colaborar efetivamente com os governos nacionais para realizar ações de mitigação aos efeitos do clima.
Na segunda-feira (1º/5), o prefeito cumprirá uma agenda de reuniões técnicas na Prefeitura de Chicago para conhecer os programas de combate às mudanças climáticas daquela cidade e os projetos de retrofit das edificações antigas. O retorno de Greca está marcado para terça-feira (2/5).