A segunda quinzena de abril começou com obras de mobilidade urbana da Prefeitura em diferentes bairros de Curitiba.
No Vista Alegre teve início em 17 de abril, a obra que vai alargar e corrigir o traçado da Rua Isidoro Chanoski e requalificar a calçada para garantir acessibilidade e segurança para pedestres e motoristas.
Também ocorrem obras de reciclagem, fresa e recape do pavimento em uma dezena de ruas da cidade, a partir do programa Asfalto Novo.
As intervenções são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).
“Trabalhamos em toda a cidade com intervenções que visem à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e para garantir a sustentabilidade e o desenvolvimento urbano e inovador de Curitiba.”, diz o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.
Novo traçado
A correção geométrica na Rua Izidoro Chanoski acontecerá ao longo de 207 metros, desde a José Casagrande até cerca de 50 metros para frente do cruzamento com a Estefano Joucoski.
A via, que serve como acesso à Unidade de Saúde Bom Pastor, terá um novo traçado, em alguns trechos será alargada em cerca de 1 metro e em outros em aproximadamente 2,5 metros e receberá pouco mais de 400 metros de novas calçadas, amplas e acessíveis.
Também serão executados serviços de drenagem, implantação de meio fio, sinalização e arborização.
Asfalto novo
Outras obras para melhorar os deslocamentos nos bairros acontecem ao longo da semana pelo programa de manutenção da malha viária da cidade que, desde 2017, já ultrapassou 830 km de asfalto novo nos bairros.
Há frentes de obras nos bairros Centro, CIC, Vista Alegre, Xaxim, Capão Raso, Barreirinha, Boa Vista, São Lourenço, Boqueirão, Santa Felicidade, São Braz, Orleans, Campo Comprido, Mossunguê, Bairro Alto, Parolin, Água Verde, Campo do Santana, Umbará e Boqueirão que somadas chegam a quase 43 km de nova pavimentação.
Entre as vias que recebem obras de reciclagem estão a Bôrtolo Pelanda, no Umbará (1.038 metros entre as ruas Nicola Pellanda e Pedro Picussa); e a Antônio Schiebel, no Boqueirão (mil metros entre a Rua William Booth e a Avenida Marechal Floriano Peixoto).
No Campo de Santana, bairro bastante contemplado com obras de pavimentação, serão mais 655 metros de asfalto novo com intervenções nas ruas Zilá Oliveira (315 metros desde a Rua Josué Camargo até o final da via); Dionisio Pizzatto (290 metros desde a Josué Camargo até o fim da via) e Josué Camargo (50 metros desde a Zilá Oliveira até a Dionisio Pizzatto).
No outro lado da cidade, no Bairro Alto, a Rua Napoleão Bonaparte recebe manutenção do pavimento em 710 metros, no trecho entre as ruas Coronel Domingos Soares e Epaminondas Santos.
A Rua Rio Jari será contemplada em 153 metros entre Albino Kaminski e Antônio Cândido Cavalim.
Equipes também estarão no Fanny recuperando o asfalto da Rua João Nogarolli em 254 metros (desde a Major Vicente de Castro até a BR-116).