Curitiba começou a testar um ônibus 100% movido a gás natural no dia 17 de abril. O veículo vai rodar na linha Cabral/Portão em período de testes por 30 dias.
No dia 13 de abril, o prefeito Rafael Greca, o presidente da Compagas (Companhia Paranaense de Gás), Rafael Lamastra Júnior, e o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, apresentaram o ônibus que será testado no transporte coletivo da Capital.
O ônibus movido a gás natural estava estacionado na Rua Papa João XXIII, atrás do prédio da Prefeitura de Curitiba, no Centro Cívico.
A linha Cabral/Portão transporta 10 mil pessoas por dia útil, com uma frota de 12 veículos que percorrem 26 quilômetros de itinerário.
O ônibus a gás se somará a essa frota e vai funcionar entre os horários dos ônibus convencionais da linha.
O prefeito explicou que este é mais um passo que a cidade dá na busca por uma mobilidade mais inteligente e menos poluidora.
“Nós estamos procurando soluções para tornar o nosso transporte público cada vez melhor e menos poluente. Esse ônibus será operado com o mesmo gás que nos fornece a Compagas.”, disse Greca.
“A ideia é, com esses ônibus a gás natural, conquistar a eficiência energética, transporte inteligente e seguro com combustíveis renováveis até chegarmos à completa renovação da nossa frota com eletrificação. Essa solução é mais imediata, é feita em casa, usa o gás da Compagas. Nós vamos, com isso, avançando, dando um passo de cada vez até que consigamos o que é o ideal, que é uma cidade inteligente e não poluidora. ”, definiu o prefeito.
Menos emissão de gases
A iniciativa do ônibus movido a gás natural se junta aos testes de ônibus elétricos que começaram no ano passado e fazem parte do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba para reduzir a emissão de gases do efeito estufa.
Os projetos do Inter 2 e do Ligeirão Leste-Oeste estão dentro da busca por uma mobilidade menos poluente.
O ônibus movido 100% a gás, da fabricante Scania, já vinha sendo testado desde o dia 3 de março na Região Metropolitana de Curitiba.
“Escolhemos uma linha com grande movimento para esse teste que permitirá que a Urbs verifique indicadores de eficiência do modelo movido a gás natural e também a redução de poluentes.”, diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs.
Menos poluente
Segundo a Compagas, o gás natural, mesmo sendo de origem fóssil, é menos poluente que os combustíveis líquidos em razão de sua queima mais limpa, com menos fuligem e menor geração de dióxido de carbono (CO2), um dos principais gases de efeito estufa (GEE).
Em comparação com o diesel, o veículo movido a gás natural pode emitir até 20% menos CO2, já a redução de óxidos de nitrogênio (NOx) é de quase 90% e a de material particulado (partículas muito finas de sólidos ou líquidos poluentes) chega a 85%.
De acordo com o presidente da Compagas, Rafael Lamastra Júnior, o uso do GNV em veículos do transporte coletivo e de cargas é uma realidade em diversas cidades do mundo, como Madri (Espanha), Los Angeles (Estados Unidos) e Bogotá (Colômbia).
“A substituição de veículos movidos a diesel por gás natural contribui não apenas com o meio ambiente e com a saúde da população, mas também com a economia, visto a menor dependência do diesel importado, proporcionando um melhor custo operacional para frotas e empresas.”, explicou Lamastra.