Uns assumem e outros não, mas todo mundo é um pouco gamer. Isso mesmo, por incrível que pareça, é mais difícil achar alguém que nunca tenha jogado alguns games famosos do que o contrário.
Não importa a plataforma, pode ser no celular, no videogame ou no computador. Também não importa a idade, pode ser criança, adulto ou idoso. Todo mundo já jogou pelo menos um desses jogos.
Tetris
Esse é um dos maiores clássicos de todos os tempos. O jogo de quebra-cabeça foi desenvolvido e programado na antiga União Soviética no ano de 1984, mas foi a Nintendo em 1988 que levou o game de raciocínio lógico e matemático para o mercado do ocidente.
Dizer que nunca jogou Tetris é como assinar a carteirinha de caráter duvidoso, principalmente se você é nascido nos anos 1990.
Com uma jogabilidade simples e ao mesmo tempo complexa, Tetris é um bom jogo para se divertir.
Pac-Man
Se é para falar de clássicos, toma aqui mais um. Do crente ao ateu, todo mundo já jogou Pac-Man. Lançado em 1980, o jogo, originalmente produzido para arcade, foi o primeiro a apresentar a mecânica de “Power-Up”.
Extremamente viciante e desafiador, Pac-Man foi um sucesso absurdo e originou o merchandising massivo dos jogos.
Até hoje a imagem do Pac-Man é muito conhecida. Mesmo que o game tenha mais de 40 anos de história, a marca está tão consolidada que novas versões são lançadas e o jogo é usado como uma representação de “games” em todo o mundo.
Campo Minado
Poucos são aqueles que realmente sabem como funciona Campo Minado, contudo, muitos já jogaram pelo menos uma vez o tal do “joguinho da bomba”.
Esse é um dos jogos que entram para a categoria “para jogar quando a internet acaba”. Muitos acham que é puramente um jogo de sorte, mas não é.
Os números e os espaços vazios têm uma explicação, e, a partir deles, uma estratégia pode ser montada.
A verdade é que toda a diversão de Campo Minado está em não saber realmente como jogar.
The Sims
Esse realiza o sonho de controlar a vida dos outros. Você cria sua família, cria sua casa e cria sua história.
Cheio de mods, cheats (que atire a primeira pedra quem nunca usou o “motherlode”) e expansões, The Sims é e sempre será um dos jogos mais viciantes já feitos.
São horas para criar cada membro da família com a própria personalidade e estilo, para então gastar muitas outras horas na construção da casa.
Alguns seguem a cartilha e jogam da maneira mais simples possível, no entanto existem jogadores que conseguem extrair de The Sims o melhor que ele tem para dar.
Enquanto arquitetos e designers de interiores brilham na construção de residências belíssimas, alguns simplesmente inventam as histórias e desafios mais doidos possíveis.
Purble Place
Esse é o famoso “não tem internet, o que vou fazer?”. Pelo nome duvido você saber de qual jogo se trata, mas só de falar “o jogo de bolo do computador”, todo mundo já sabe.
Mesmo que o “cake maker” seja apenas um dos minijogos, ele definitivamente é o fator crucial para a popularização do game.
Se hoje temos tantos confeiteiros no TikTok pode ter certeza que eles todos foram muito bem treinados no Purble Place.
Fifa
O país do futebol obviamente não poderia deixar o Fifa de fora dessa lista. Esse é aquele game que abraça todas as tribos.
Quem gosta de futebol joga e quem não gosta já jogou. Todo mundo tem um amigo que já encheu o saco para jogar Fifa com ele ou é o amigo que perturbou até conseguir que jogassem.
Não tem como fugir, a diferença é que agora não será Fifa, mas EA Sports FC.
GTA
O famoso arroz de festa é a franquia GTA. O jogo de mundo aberto é um prato cheio para aqueles que não ligam muito para videogame fazerem de tudo um pouco pelas ruas das cidades.
Desde passear de carro até completar as cinco estrelas e deixar a polícia perdidinha atrás de você.
GTA é aquele game que você coloca para o primo ou irmão mais novo jogar para se distrair. Mas também é o jogo que você coloca para aquele amigo que nunca jogou videogame “ver como é que é”.
As mecânicas não são complexas, portanto é a carta na manga para qualquer um se divertir.
Mario Kart
Mario dispensa qualquer apresentação, explicação, tudo. Todo mundo já jogou algum jogo do encanador mais famoso do mundo.
No entanto, se é para escolher um que seja mais abrangente em público, Mario Kart definitivamente é muito forte nessa briga.
O jogo de corrida do Mario e companhia, além de ser extremamente divertido, com todos os poderes e armadilhas, estimula a competitividade saudável entre amigos.
Mas que a justiça seja feita e Mario Party receba uma menção honrosa, o jogo também é um forte candidato nessa lista.
Subway Surfers
O que falar de Subway Surfers? O jogo mobile que se bobear é muito popular até hoje. Esse aqui é quase um sinônimo de vício.
O jogo de corrida interminável foi uma febre quando foi lançado, não tinha uma pessoa que não jogasse.
Todo mundo queria fazer um recorde maior que o do amigo e coletar moedas suficientes para ter mais e mais personagens desbloqueados.
Candy Crush Saga
Crianças, abram espaço, pois esse aqui é para as tiazinhas. “Eu sou jovem e jogo Candy Crush.” Tudo bem, mas esse aqui foi escolhido especialmente para a faixa etária superior a 35 anos.
Candy Crush talvez seja o jogo que mais se encaixe nessa lista. O jogo de combinação de peças tornou gamers todas aquelas pessoas que você nunca imaginaria jogando qualquer tipo de videogame.
Pode conferir, aquele seu parente que joga Candy Crush já passou do nível 5 mil há muito tempo, enquanto você ainda tenta zerar Elden Ring.
T-Rex Running
Quem nunca desconectou do Wi-Fi apenas para jogar “o jogo do dinossauro”? Falo tranquilamente que esse é o maior jogo dessa lista.
Podem lançar o jogo que for, T-Rex Running, ou o dinossauro do Chrome, sempre será gigantesco. Ele não é mais só um jogo do Google, ele é o jogo.
Principalmente porque não tem como fugir dele. Em algum momento a sua internet vai cair e ele vai estar lá para te deixar um pouco menos triste.