Curitiba deu mais um passo para se consolidar como uma cidade ainda mais sustentável e comprometida com o esforço global para minimizar os efeitos das mudanças climáticas no mundo.
Em seu gabinete no Smart City Expo Curitiba 2023, o prefeito Rafael Greca assinou a “Declaração das Cidades Circulares da América Latina e do Caribe”.
O documento é vinculado à Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal), da Organização das Nações Unidas (ONU), e ao Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade.
A Capital paranaense já utiliza o conceito de economia circular em várias ações, como a reciclagem do lixo, a redução do desperdício de alimentos com o Banco de Alimentos de Curitiba, o programa Ecocidadão que utiliza o conceito ‘reciclar, reaproveitar e reduzir’, a criação do Bairro Novo do Caximba, maior intervenção socioambiental em andamento no Brasil, e a Pirâmide Solar do Caximba, primeira usina fotovoltaica da América Latina construída sobre um antigo aterro sanitário e que será entregue no dia 29 de março, dia do aniversário dos 330 anos de Curitiba.
A Fazenda Urbana de Curitiba e as hortas urbanas também são exemplos de economia circular praticada na Capital paranaense.
“Viva Curitiba, que está, de novo, fazendo o futuro chegar mais cedo na cidade.”, afirmou o prefeito Rafael Greca, ao lado do vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, ao assinar a Declaração das Cidades Circulares da América Latina e do Caribe.
A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, o secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Dâmaso Gusi, o assessor-chefe de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó, e representantes da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação também participaram da reunião.
O secretário executivo do Iclei, Rodrigo Perpétuo, explicou que a adesão de Curitiba vai motivar outras cidades brasileiras a seguir o mesmo caminho.
“Curitiba é uma das primeiras cidades da América Latina a assinar essa declaração. Queremos que a liderança de Curitiba, na área de sustentabilidade ambiental, e do prefeito Rafael Greca, com a inovação, inspirem outras cidades da América Latina a também assinarem a declaração.”, afirmou.
A Declaração hoje conta com nove cidades signatárias na América do Sul: Curitiba, Buenos Aires (Argentina); Quillota e Santiago (Chile); Bogotá (Colômbia); Cudirrabat (Costa Rica); Mejía (Equador); Cidade do México (México); e Lima (Peru).
PlanClima
Curitiba vem, progressivamente, fortalecendo sua política ambiental e avançando no estabelecimento de iniciativas para o enfrentamento das mudanças climáticas e ações voltadas ao desenvolvimento sustentável em nível local.
Um desses avanços foi a elaboração e publicação do Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas – PlanClima.
O PlanClima traduz o empenho da cidade em consolidar uma política climática, para implementar ações transformadoras e inclusivas por uma cidade neutra em emissões e resiliente ao clima até 2050, de acordo com os objetivos do Acordo de Paris e da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Iclei
O Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade é uma rede global de mais de 2.500 governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável.
A organização está em mais de 130 países, trabalhando as políticas de sustentabilidade e impulsionando a ação local para o desenvolvimento de baixo carbono.
A coordenadora Regional de Comunicação e do Escritório do Iclei Brasil no Sul, Cibele Carneiro, e o vereador Tico Kuzma, líder do prefeito na Câmara, também participaram do evento.