Videogames e filmes de cinema ou televisão sempre tiveram uma relação especial, e, atualmente não faltam adaptações baseadas em jogos como Sonic, The Last of Us e Super Mario Bros. que está a caminho, deixando essa relação mais forte do que nunca.
Mas o contrário também acontece e há muitos jogos que buscam suas inspirações em personagens e roteiros da tela grande.
Não estamos falando apenas de adaptações diretas, mas também de inspirações que deram aquele pontapé inicial para a criação de algo novo.
Confira alguns filmes que serviram de inspiração para grandes franquias nos games.
Metroid – Alien
A famosa franquia espacial da Nintendo estreou em 1986 e tem como uma de suas inspirações o icônico filme de ficção científica Alien, o Oitavo Passageiro, de 1979. Além da temática espacial e de criaturas alienígenas mortais, tanto Metroid quanto Alien apresentam protagonistas femininas (no primeiro game isso é revelado apenas no final da aventura).
Uma outra referência é o antagonista reptiliano chamado de Ridley, uma homenagem ao diretor do filme, Ridley Scott.
Grand Theft Auto: Vice City – Scarface
A franquia Grand Theft Auto buscou inspiração em várias obras dos cinemas, especialmente em filmes de gângsteres e mafiosos, e sem dúvida o clássico Scarface de 1983 é uma das suas grandes obras inspiradoras.
O filme mostra a história de Tony Montana (Al Pacino), um refugiado cubano que chega em Miami com nada no bolso e começa fazendo pequenos trabalhos para um chefão das drogas.
Em pouco tempo ele sobe na organização criminosa, assim como as suas ambições, e que agora deseja chegar ao topo do império da cocaína e do poder. A história parece familiar?
Tomb Raider / Uncharted – Indiana Jones
Lara Croft e Nathan Drake possuem muitas coisas em comum: os dois são ousados aventureiros que saem em busca de tesouros perdidos, tema esse que se tornou extremamente popular com um certo herói dos cinemas.
É claro que estamos falando de Indiana Jones, eternizado pelo ator Harrison Ford desde que apareceu pela primeira vez em 1981 em Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida.
Indiana Jones se tornou um dos personagens mais famosos do cinema e serviu de inspiração para a criação de Tomb Raider em 1996 (que curiosamente contava com um protagonista masculino no projeto inicial, mas que foi mudado para uma mulher para não se “parecer demais com Indiana Jones”), assim como para a criação de Uncharted: Drake’s Fortune, lançado em 2007.
Vale lembrar que Indiana Jones e A Relíquia do Destino, quinto filme da franquia, tem estreia marcada nos cinemas para 30 de junho de 2023.
Mortal Kombat – O Grande Dragão Branco
O filme Bloodsport, ou O Grande Dragão Branco como ficou mais conhecido no Brasil, foi lançado em 1988 e é uma das obras de maior sucesso na carreira de Jean-Claude Van Damme, que conquistou o público ao mostrar suas habilidades atléticas em um torneio secreto de artes marciais.
Ed Boon, criador de Mortal Kombat, já revelou que o filme e o próprio ator serviram de inspirações para a criação de um jogo de luta para a Midway. Boon inclusive queria que o próprio Van Damme fosse a estrela do jogo, porém a agenda do ator não permitiu que ele participasse da criação do game (possivelmente Van Damme não gostou e não quis participar) e a parceria não aconteceu.
O projeto tomou novos rumos e os produtores resolveram fazer uma chacota com Van Damme por meio do personagem Johnny Cage, um ator narcisista famoso por filmes de artes marciais, com direito a um golpe inspirado em Bloodsport, com Cage socando a virilha do adversário.
Metal Gear Solid – Fuga de Nova York
O conceituado game designer Hideo Kojima ganhou o mundo com o lançamento do primeiro Metal Gear Solid em 1998 para o PSOne. O título foi o primeiro game 3D da franquia, já que antes dele outros dois jogos 2D já haviam sido lançados para o sistema MSX, o que permitiu ao Kojima uma abordagem mais cinematográfica (o game designer nunca escondeu o fato de ser um grande fã do cinema americano).
Uma das grandes inspirações para Kojima foi o clássico scifi Fuga de Nova York, filme de 1981 estrelando Kurt Russel como Snake Plissken, um herói de guerra mas atualmente aprisionado que é convocado para resgatar o presidente dos Estados Unidos, capturado por criminosos.
Além do nome e das habilidades de superagentes, os dois personagens também usam tapa-olhos, compartilhando assim um visual bem semelhante.