Você certamente já ouviu que pessoas felizes produzem mais, são mais ativas e realizadas. Entretanto, a busca pela produtividade em apenas um campo da vida pode acabar interferindo na saúde física e mental de milhares de pessoas.
Segundo o médico Marco Cantero, sócio fundador do Instituto Sua Melhor Performance (SMP), empresa especializada em Alta Performance Humana, a busca pela felicidade é o segundo maior dilema da Filosofia greco-romana, sendo superado apenas pelas questões que envolvem a vida e a morte.
“Hoje, não há nada mais contemporâneo na Filosofia do que a Felicidade Estoica, ou seja, aquela que pode ser controlada e que nada tem a ver com essa felicidade enlatada que as redes sociais vendem como uma vida perfeita. Segundo a Filosofia Estoica, é possível alcançar a felicidade por meio de quatro pilares: ter controle das suas ações e, principalmente, reações; ser positivo; deixar de lado o que não tem como controlar e ser grato pelo que tem.”, explica.
É comum vermos empresários e diretores de empresas preocupados sobre como atingir bons resultados para seus negócios, especialmente depois de um período de crise, como vimos nos últimos anos.
Para obter respostas positivas, não é raro o investimento que fazem em consultorias de marketing, de gestão comercial e vendas, com os mais diversos softwares, gestão de pessoas e benefícios etc.
Isso, é claro, é absolutamente válido. Porém, os empresários costumam subestimar que parte dos resultados de suas empresas têm ligação direta com as emoções de seus colaboradores, com os tipos de liderança de cada equipe e o nível de autorresponsabilidade dos envolvidos.
“As contratações das empresas sempre levam em consideração o curriculum dos candidatos, suas experiências profissionais e os resultados que foram entregues. Já as demissões quase que exclusivamente ocorrem pelos comportamentos. Esse é o ponto! Nossos comportamentos são resultados de vários fatores, dentre eles o perfil comportamental individual, nossos valores, nossas emoções, e, principalmente, nossas crenças”, explica Carlos Ruggeri, também sócio do Instituto Sua Melhor Performance (SMP).
“Assim, se pudermos desenvolver a gestão das emoções de cada colaborador e reprogramar as crenças que limitam seu crescimento profissional e como Ser humano, podemos certamente ter equipes muito mais produtivas, que reconhecem o perfil individual de cada um, gerando mais resultados com equilíbrio pessoal e profissional. Como bônus, ainda se tem uma significativa melhora no clima organizacional, redução de turn over e absenteísmo.”, complementa.
Abaixo, Ruggeri compartilha algumas visões que podem ajudar as empresas a criarem um clima mais produtivo, e, consequentemente, ajudar as pessoas a se sentirem mais valorizadas.
1- Como melhorar a produtividade sem toxicidade?
Sem perceber, inconscientemente, passamos a agir com o mantra “trabalhe enquanto eles dormem” e passamos a trabalhar e apenas focar numa das áreas da vida: a carreira. Como isso não é sustentável, em pouco tempo já estamos perdendo produtividade no próprio trabalho.
Ter equilíbrio em todas as áreas da vida é possível com inteligência emocional e gestão do tempo. Isso vai garantir a melhor performance no trabalho, como consequência.
2- Como lidar com a procrastinação e superá-la?
Procrastinar tem sido para muitas pessoas um estilo de vida, uma forma de viver. Claro que isso não gera nenhum resultado, e um mal-estar, arrependimento e estado emocional negativo que se retroalimenta. É um círculo vicioso.
Esse é um tema bastante em foco e amplo também. Muitas vezes a procrastinação é uma consequência de crenças que nem percebemos que temos.
Outras vezes ela é causada pela falta de visão positiva de futuro, ou pela falsa sensação de que nosso tempo é infinito, e que será possível em qualquer momento realizar o que desejamos.
Também há casos em que nossas conexões sociais não permitem que sejamos diferentes, por mais que tentemos.
A forma mais efetiva de superar a procrastinação na nossa visão é criar consciência de que é possível fazer toda e qualquer transformação em nossas vidas, independentemente da fase que estejamos vivendo.
Aí criamos o futuro mais extraordinário que possamos imaginar e criamos um plano de ação detalhado. Paralelo a isso, buscar as melhores ferramentas para reprogramar as crenças e desbloquear a mente é fundamental. Nada se resolve com dicas simples.
3- Para um profissional que se sente estacionado na carreira e que não enxerga perspectivas de mudança, o que vocês aconselham para que ele possa evoluir e crescer?
A melhor forma para essa situação é que esse profissional entenda o conceito de autorresponsabilidade, ou seja, que ele é o único responsável por estar assim, e ele é o único responsável por mudar essa situação.
É muito cômodo culpar a tudo e a todos por falta de oportunidades, por estagnação, por limitações. Aí, como não somos responsáveis pela atual situação, não precisamos mudar, e o ciclo se alimenta.
4- Como ter disciplina, em momentos em que a motivação falta? Há alguma técnica capaz de promover consistência, nos livrando da armadilha de cair naqueles velhos e ruins hábitos?
Motivação é o que nos move a agir, a faísca inicial para colocarmos fogo em alguma coisa. Só que o que muita gente não conhece é que motivação se esgota, e não vai haver constância se apenas dependermos da motivação.
Você pode imaginar que Michael Jordan por exemplo estava sempre motivado a treinar tantas horas por dia? Após a visão positiva de futuro e o plano de ação, devemos fazer mesmo sem motivação.
Em pouco tempo um hábito ruim vai ser substituído por um hábito bom, e aí você terá até vergonha de ter sido aquela versão sua anterior, que não era sua melhor versão. O segredo é seguir adiante, mesmo nos períodos de baixa energia. Esta atitude trará a motivação de volta.
5- Quando pensamos em soft skills mais buscadas no mundo corporativo e mercado de trabalho, a inteligência emocional surge como das mais necessárias. O que um profissional que deseja atuar em alta performance precisa fazer para aprender a lidar da melhor forma com a própria emoção e com a emoção do outro? Quais as estratégias, ao seu ver, mais indicadas neste sentido?
Primeiramente buscar se conhecer melhor, ter autoconhecimento. Depois, entender, cognitivamente, como nosso cérebro funciona, como as emoções surgem e agem no nosso corpo e em nossa forma de agir e decidir e enfim buscar ajuda para criar sua visão positiva de futuro, reprogramar suas crenças e fazer a vida acontecer em todas as áreas da vida.
6- Quais os maiores desafios do trabalho em equipe?
Primeiramente é entender se cada membro da equipe está trabalhando em alinhamento com seu perfil comportamental. Só com isso é possível aumentar significativamente os resultados.
Depois, todos os membros da equipe precisam entender como cada um “funciona” melhor, e, então, garantir uma comunicação mais efetiva.
Por fim, com inteligência emocional desenvolvida para todo time, e uma visão clara de futuro do time como um todo, os resultados passarão a ser exponenciais.
7- Ainda sobre trabalho em equipe, é comum que os conflitos aconteçam. Muito embora alguns possam até ser encarados como enriquecedores e produtivos, na medida em que trazem novas perspectivas e propõem reflexões, há também aquele conflito nocivo, que prejudica o bom andamento dos trabalhos e a relação do grupo. Quais soluções vocês propõem para mediar esses conflitos e embates na empresa?
Como dito na questão anterior, é fundamental entender o perfil comportamental de cada membro da equipe, e colocar as pessoas em seus lugares certos.
Dando conhecimento a todos sobre esse perfil individual, e que todos têm características exclusivas e fundamentais para o sucesso coletivo, a comunicação ficará melhor. Com o desenvolvimento da inteligência emocional de todos, a alta performance do time será criada.
8- O atendimento ao cliente é uma das ações mais importantes para qualquer negócio e ao mesmo tempo, está entre os setores que mais recebem reclamações em uma empresa. Que ferramentas são capazes de otimizar o atendimento ao cliente e de levar ao público, uma experiência inovadora e única?
- O funcionário tem que entender que o seu trabalho impacta pessoas.
- Entender também que promove a prosperidade da empresa.
- Para isso, a empresa tem que investir em qualificação de inteligência emocional e produtividade das equipes, com sentimento de pertencimento e remuneração adequada. Não há resultado sem remuneração, motivação, capacitação, pertencimento, reconhecimento e visão positiva de futuro. Ter empregados em condições ruins, com clima hostil e de alta cobrança gera péssimos resultados para a empresa, devido clientes insatisfeitos e empregados que não se fixam nos postos de trabalho. É o famoso investimento barato, que sai muito caro…
9- Como usar a Neurociência para vender?
A Neurociência é uma ciência relativamente nova e que evolui rapidamente à medida que novos experimentos e desenvolvimento de novos equipamentos são realizados.
Ela nos traz conhecimentos de como nosso cérebro funciona, como que nossas emoções se formam, como nós decidimos, como nós nos comportamos, quais gatilhos mentais são acionados em determinadas situações, etc.
Acreditamos que um time de vendas que tenha conceitos das Neurociências e um bom conhecimento de perfil comportamental vão gerar melhores resultados.