Uma comitiva formada por prefeitos, vice-prefeitos e secretários de municípios integrantes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) cumpriu, em Curitiba, um roteiro de visitas técnicas com vistas à troca de experiências em projetos de inovação.
Na manhã de quinta-feira (23/3), representantes de 16 municípios brasileiros estiveram no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) para conhecer as estratégias da administração municipal com vistas à eletromobilidade e a consolidação ampla da integração metropolitana do transporte.
No Ippuc, os integrantes da comitiva foram recebidos pelo presidente do instituto, Luiz Fernando Jamur; pelo secretário municipal da Administração Gestão de Pessoal e TI, Alexandre Jarschel; o presidente da Urbs S/A, Ogeny Pedro Maia; e pela presidente da Agência Curitiba, Cris Alessi.
“Curitiba cumpre uma agenda de inovação orientada pelo prefeito Rafael Greca. No transporte público avançamos para a mudança da matriz energética com a eletromobilidade, prevista no Plano de Ação Climática, o PlanClima, bem como nos preparamos para o desafio da integração do transporte coletivo com maior qualidade, racionalidade e menor custo ao usuário. A Muralha Digital e o futuro Hipervisor Urbano também são ferramentas importantes ao planejamento da cidade que estamos consolidando.”, destacou o presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur.
Para Jamur, a troca de ideias com prefeitos de cidades é o caminho para o desenvolvimento sustentável.
“A FNP tem sido muito importante na promoção desses movimentos de trocas entre prefeituras. Investir no planejamento reduz custos e qualifica o recurso público investido nas cidades.”, pontuou o presidente do Ippuc.
Experiência urbana
O prefeito da cidade de Jacareí (SP), Izaías Santana, integrante do Conselho Fiscal da FNP, agradeceu pelo compartilhamento da experiência urbana de Curitiba.
“Agradeço à generosidade de Curitiba e ao prefeito Greca por ter aberto a porta para que possamos aprimorar os conhecimentos e rever nossas técnicas. Quando participamos de eleições, sempre buscamos ensinamentos de Curitiba para planos de governo. Precisamos mudar a história dos pequenos municípios e nada melhor do que estar aqui para aprender modelos que dão certo.”, disse o prefeito de Jacareí, Izaías Santana.
O coordenador do projeto de Cidades mais Acessíveis e Conectadas (Acesso Cidades), da FNP, Cesar Medeiros, reforçou que a orientação da Frente é a de buscar experiências de êxito no território nacional.
“Agradecemos a acolhida de Curitiba. Para este ano as visitas técnicas seguem a missão definida pela FNP de buscar boas práticas em nosso país.”, observou Medeiros.
O Acesso Cidades é desenvolvido em parceria com a União Europeia e já conta com intercâmbios de municípios brasileiros com cidades da Espanha e Itália.
O secretário da Administração Gestão de Pessoal e TI, Alexandre Jarschel, ressaltou que administração de Curitiba segue a premissa da integração de ações entre as secretarias, orientada pelo prefeito.
“Na gestão do prefeito Rafael Greca conseguimos que toda a estrutura das secretarias esteja envolvida no processo de inovação.”, frisou o secretário da SMAP-TI, Alexandre Jarschel .
A presidente da Agência Curitiba, Cris Alessi, apontou a importância da articulação dos fóruns da FNP nas áreas da mobilidade e o Acesso Cidades.
“Promovemos uma troca de experiências tendo a inovação como um grande guarda-chuva. Nada melhor do que começar essa reunião pelo Ippuc.”, observou a presidente da Agência Curitiba.
Palestras e agenda
A evolução do transporte público e o futuro da mobilidade foram as pautas apresentadas no Ippuc, com palestras sobre o Programa de Mobilidade Sustentável de Curitiba, ministrada pela Assessora de Investimentos do instituto, Ana Cristina Jayme, e de Governança metropolitana: o projeto para integração do transporte público (Urbs-Comec), pelo presidente da Urbs, Ogeny Maia Neto.
No transporte de Curitiba e Região Metropolitana, o presidente da Urbs, Ogeny Maia Neto está orientando um trabalho pela integração dentro de um processo de desenvolvimento que tem novas tecnologias como ferramentas.
A agenda dos representantes da FNP teve ainda visita à Muralha Digital, no Instituto das Cidades Inteligentes (ICI).
Após almoço no Mercado Municipal, a comitiva visitou o Centro de Controle Operacional (CCO), na Urbs. De lá, seguiram à Fazenda Urbana do Cajuru, onde foram recebidos pelo prefeito Rafael Greca.
Os compromissos incluíram ainda um tour pela cidade, com passagem pelo Jardim Botânico e Teatro Paiol e reunião na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), com apresentações do Habitat Hub (Centro de Inovação da Indústria) e do projeto do Parque tecnológico do setor automotivo.
Participantes
Integraram a comitiva de autoridades municipais que cumpre visita técnica e participam da Smart City 2023, em Curitiba, a prefeita de Campo Grande (MS), Adriane Lopes; o prefeito de Jacareí (SP), Izaías Santana; o prefeito de Ribeirão Preto (SP), Duarte Nogueira; o prefeito de Rio Verde (GO), Paulo do Vale; o prefeito de Valparaíso de Goiás (GO), Pábio Correia Paulo do Vale; a prefeita de Ponta Grossa (PR), Elizabeth Schmidt.
Também participaram o prefeito de Foz do Iguaçu (PR), Chico Brasileiro; o prefeito de Guarapuava (PR), Celso Góes; o prefeito de Patrocínio (MG), Deiró Marra; o prefeito de Poços de Caldas (MG), Sérgio Azevedo; a prefeita de Lavras (MG), Jussara Menicucci; o vice-prefeito de Paracatu (MG), Gabriel Ferrão; o prefeito de São Cristovão (SE), Marcos Antônio; o prefeito de Garanhuns (PE), Sivaldo Rodrigues; o prefeito de Esteio (RS), Leonardo Pascoal; e o vice-prefeito de Boa Vista (RR), Cássio Gomes.