Para estimular o uso da bicicleta no dia a dia dos curitibanos, a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude está instalando 50 paraciclos em diversos equipamentos públicos, como Centros de Esporte e Lazer (CEL), Armazéns da Família e Unidades de Saúde.
Com a instalação dos equipamentos, a secretaria interliga serviços da Prefeitura nas regionais e fomenta a atividade física, hábito que permeia a qualidade de vida.
“É um incentivo à prática da atividade física pela comunidade e pelos servidores públicos, estimulando o ciclismo como uma forma de deslocamento saudável e auxiliando para uma vida mais ativa e menos sedentária.”, afirma o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Pijak Jr.
O primeiro paraciclo foi instalado no Centro de Esporte e Lazer Vila Oficinas, no Cajuru, e nas próximas semanas novos equipamentos públicos vão disponibilizar paraciclos aos usuários.
O técnico em Telecomunicações Francisco Luiz dos Santos, morador do Cajuru que faz aulas de circuito funcional, já tem costume de usar a bike. Para ele, a novidade é muito boa.
“Eu sempre venho de bicicleta ao CEL Cajuru e agora vou incentivar meus colegas a fazer o mesmo, já que elas ficam seguras enquanto praticamos as atividades”, diz Francisco.
Onde ficarão os paraciclos
Todos os Centros de Esporte e Lazer, dez Armazéns da Família (um por regional), o Complexo Imap no Parque Barigui, a Torre Panorâmica, as Unidades de Saúde Mãe Curitibana e São Brás, a UPA Boa Vista, as secretarias de Administração, Gestão de Pessoal e TI (Smap) e de Defesa Social e Trânsito e a Fundação de Ação Social (FAS) terão paraciclos.
“Indicado para pessoas de todas as idades, o uso da bicicleta como forma de locomoção diária pode suprir a falta de tempo para a prática de atividades físicas e oferece benefícios. Pedalar ajuda na perda de peso, incentiva a correção da postura, o que melhora as dores na coluna, e aumenta o desempenho aeróbico e cardiovascular. Ou seja, os cidadãos ganham e a cidade ganha.”, completa Pijak.
A instalação de paraciclos é uma ação que integra a política pública Curitiba Viva Bem, uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora.
A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando e unindo esforços por meio do Curitiba Viva Bem.