No período de Carnaval os cuidados com a saúde devem ser redobrados. A começar com a hidratação.
Andar com a garrafa de água é muito importante para repor o líquido perdido com o calor e idas ao banheiro, até mesmo pelo fato de as pessoas consumirem mais bebidas alcoólicas.
O alerta é para ter cuidado também com a origem da água. Ela tem que ser potável e fresca. Em uma hora de ritmo acelerado no Galo da Madrugada, o folião pode perder até 800 calorias, portanto, a hidratação do corpo é necessária.
Sucos e frutas tropicais, além de hidratar, têm alto poder energético. Alguns sucos como o de laranja, muitas vezes, nem precisam ser açucarados. A água de coco também é uma boa pedida.
Repositores energéticos sintéticos devem ser passados por recomendação do médico ou nutricionista, pois o excesso pode gerar reações negativas, como coração acelerado e pressão alta.
O uso do álcool deve ser feito de maneira moderada. Lembre-se que o álcool também pode gerar uma desidratação corporal. Por isso, se for beber, ao mesmo tempo, beba água.
Acima de 3 latinhas de cerveja, duas doses de uísque ou duas taças de vinho, a pessoa já pode ter algum sintoma de embriaguez.
Sobre a alimentação, antes e depois da folia, o festeiro deve consumir uma alimentação leve, mas, também pode utilizar carboidratos de maneira moderada.
Roupas devem ser leves devido ao forte calor da época, principalmente fabricadas de algodão, evitando as fibras sintéticas. O boné e um tênis confortável também são recomendados.
O corpo deve ser alongado antes, durante e depois da folia. O corpo é feito uma máquina, deve ser aquecido e desaquecido. Como são dias sem uma rotina de exercício físico, o alongamento não deve ser desprezado.
Para quem já tem algum problema na coluna e articulações, o bom é receber um treinamento de um especialista, como o fisioterapeuta e o educador físico.
Antes do Carnaval, devido à temporada do verão, alguns foliões vão para academia perder peso. Se o treino foi feito de maneira errada, essa pessoa já pode ir lesionada e agravar o problema durante o Carnaval, portanto, fique bem atento.
Em caso de tonturas ou náuseas, o folião deve ser levado para um ambiente arejado, fazer uma respiração diafragmal, não baixar cabeça e beber água de forma dosada. Se o quadro se agravar, a pessoa deve ser levada para uma emergência médica.
Confira algumas dicas para uma alimentação saudável para o Carnaval
• Não pular as refeições;
• Beber pelo menos 2 litros de água por dia;
• Aumentar o consumo de proteínas e diminuir carboidratos, evitar gorduras saturadas, açúcar, sal, refinados e embutidos;
• Preferencialmente utilizar grãos integrais;
• Comer frutas, verduras e legumes;
• Assar e grelhar no lugar da fritar.
Oleaginosas e frutas secas são fáceis de transportar e devem estar sempre às mãos para comer. Evitar petiscos calóricos como frituras, salgadinhos e porções diversas.
Como algumas pessoas abusam na alimentação e bebida nos festejos de Carnaval, o uso de sucos desintoxicantes poderá ser recomendado pelo médico ou nutricionista.