Lançada em setembro deste ano, a atualização 22H2 do Windows 11 agora finalmente é considerada segura para quem usa o PC para jogar.
No dia 14 de dezembro, a Microsoft finalmente removeu as últimas barreiras de compatibilidade do update, que era conhecido por gerar stutters em games e diminuir a efetividade de algumas GPUs.
A empresa havia confirmado o caráter problemático da atualização em uma mensagem divulgada em novembro deste ano.
Na época, ela afirmou que o update podia fazer com que alguns aplicativos e jogos ativassem acidentalmente os recursos de debug de GPU, o que resultava em uma queda de desempenho.
Desde então, a Microsoft havia colocado um bloqueio de compatibilidade que impedia que o Windows 11 22H2 fosse distribuído a máquinas que poderiam ser impactadas negativamente por ele.
Segundo a empresa, os problemas foram corrigidos no update KB5020044, que havia começado a ser testado no dia 29 de novembro deste ano.
Atualização já foi liberada no Windows Update
Segundo a Microsoft, embora as barreiras ao update tenham sido removidas no dia 14 de dezembro, ele não necessariamente surgiu no Windows Update na mesma data.
Em um comunicado enviado ao público, a companhia afirmou que a atualização poderia demorar até 48 horas para passar a ser oferecida aos usuários.
Graças ao bloqueio, muitos usuários podiam inclusive ver que a atualização 22H2 estava disponível, mas eram impossibilitados de finalizar sua instalação.
Desde que ela foi lançada, o Windows 11 já sofreu com outros problemas de atualizações, muitos deles relacionados a softwares específicos.
Atualmente, a Microsoft mantém barreiras em updates do Xbox Game Bar Capture, em recursos de impressão e no Windows Hello, entre outras áreas.
As decisões da companhia costumam se basear em feedbacks e relatórios de erros gerados por seus usuários, e sempre vale a pena esperar um pouco antes de instalar uma nova atualização do sistema para não se ver vítima de uma nova leva de erros inesperados.