O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou que Cingapura será sede da Semana Olímpica de e-Sports em 2023.
O evento, que será realizado de 22 a 25 de junho do próximo ano, é considerado um passo a mais no apoio ao desenvolvimento dos esportes virtuais dentro do Movimento Olímpico.
“A Semana Olímpica de e-Sports mostrará o melhor dos esportes virtuais – esportes híbridos físicos e simulados – com o festival de quatro dias, incluindo a exibição das mais recentes tecnologias, painéis de discussão, sessões educativas e jogos de demonstração.”, escreveu o comunicado de imprensa do COI.
O evento é em parceria com o Ministério da Cultura, Comunidade e Juventude, Sport Singapore e o Comitê Olímpico Nacional de Cingapura.
“Cingapura tem um histórico de sediar com sucesso alguns dos maiores eventos do calendário virtual de esportes e e-Sports. Estamos honrados em colaborar com o COI para dar vida a esta Semana.”, disse Ng Ser Miang, membro do conselho do SNOC e vice-presidente do COI.
O país do Sudeste Asiático sediou recentemente a 11ª edição do The International, o principal evento anual do Dota 2.
Nos últimos anos, a cidade também recebeu o Global Esports Games 2021, o Free Fire World Series em 2021 e 2022 e o ONE Esports Singapore Major.
Mais detalhes sobre o evento estarão disponíveis em 2023, de acordo com o anúncio do COI. Embora não exista informações sobre quais jogos estão disponíveis, os e-Sports têm feito incursões nas Olimpíadas – especialmente no Sudeste Asiático.
O primeiro evento de medalha do COI oficialmente sancionado foi para os jogos SEA de 2019, apresentando 12 modalidades diferentes.
A próxima edição dos Jogos Asiáticos, em Hangzhou, também contará com oito títulos separados – incluindo Dota 2, League of Legends e Street Fighter 5 – como eventos de medalhas em 2023.
A Olympic Virtual Series, realizada em 2021 antes das Olimpíadas de Tóquio em 2020, contou com cinco eventos separados: beisebol, ciclismo, remo, vela e automobilismo.
“Acreditamos que o novo e empolgante formato de nossa competição esportiva virtual, com finais ao vivo pela primeira vez, é uma oportunidade de colaborar ainda mais com jogadores de e-sports e criar novas oportunidades para jogadores e fãs.”, finalizou Thomas Bach, presidente do COI.