Os prêmios nos torneios de e-Sports estão ficando cada vez mais sofisticados. Assim como faz a NFL, as ligas de jogos eletrônicos estão desenvolvendo parcerias com marcas como Vivara, Tiffany & Co e Mercedes-Benz
As premiações relacionadas aos torneios de games e e-Sports estão cada vez mais relevantes. Com o aumento do interesse por marcas, o montante ofertado aos campeões já chega a milhões pagos a equipes vencedoras.
A Liga Brasileira de Free Fire (LBFF), por exemplo, deve distribuir cerca de R$ 2 milhões somente em 2022.
O campeonato que já entregou o maior prêmio é o mundial de Dota 2 que, só no ano passado, pagou o equivalente a R$ 90 milhões.
Atualmente, o Brasil representa um mercado consumidor importante de jogos eletrônicos. De acordo com a NewZoo, o país foi a terceira maior audiência do campeonato de League of Legends e está entre os dez países com maior número de telespectadores de games.
Em 2019, somente a indústria de e-Sports teve receita de US$ 1 bilhão, e a estimativa é de que, até 2024, o valor anual seja de US$ 1,6 bilhão.
Muito além dos prêmios em dinheiro, também estão sendo distribuídos itens de luxo aos vencedores. Durante a final da LBFF e com a equipe Vivo Keyd consagrada campeã, o Santander Brasil, banco oficial da liga, premiou os melhores jogadores com uma joia exclusiva feita em parceria com a Vivara, em ação inédita no cenário brasileiro dos e-Sports.
Batizado de “A Chama Imortal”, o anel teve 5 versões para os melhores jogadores eleitos por um júri feito entre técnicos e atletas dos times participantes.
O anel, avaliado em R$ 70 mil, é composto por ouro amarelo 18K, 23 gramas de ouro e 293 brilhantes totalizando 1,98 quilates.
“A proposta do Santander é apoiar o atleta de esportes eletrônicos em todas as suas etapas profissionais, desde sua profissionalização até o êxtase em conquistar o tão sonhado troféu da LBFF.”, enfatiza Danielle Sardenberg, superintendente de marketing do Santander Brasil.
A Riot Games, desenvolvedora do jogo League of Legends, foi por esse mesmo caminho, fechando uma parceria, em agosto, com a joalheria de luxo Tiffany & Co para o desenvolvimento do troféu do Campeonato Mundial do League of Legends.
O projeto envolve o design da Copa do Invocador, concedida anualmente ao vencedor mundial. “A Copa do Invocador é um símbolo de grandeza nos e-Sports e a conquista mais gloriosa do League of Legends.”, disse Naz Aletaha, diretora-geral dos e-Sports do League of Legends na Riot Games.
Em outubro do ano passado, a mesma Riot, em parceria com a Mercedes-Benz, deu aos campeões do mundial de League of Legends anéis especiais.
A montadora é parceira global da desenvolvedora de games desde setembro do ano passado. Entre os prêmios, cada player da equipe vencedora recebeu um anel personalizado, com o nome do jogador e o código da equipe com paleta de cores azul e prata da Copa do Invocador, com características distintas e marcações exclusivas da temporada de 2021.