Felicidade é o estado de quem é feliz, uma sensação de bem-estar e contentamento, que pode ocorrer por diversos motivos.
Hoje em dia, os indivíduos têm uma rotina muito corrida em que deixam de lado hábitos essenciais, como alimentação equilibrada e prática de exercícios físicos para se dedicarem mais ao trabalho e outras atividades.
Porém, quando esquecemos de olhar para a nossa saúde, iniciamos uma desregulação hormonal em nosso organismo.
A cobrança social, seja no trabalho, seja em casa inicia um quadro de estresse mediado pelo hormônio cortisol.
O excesso disso pode alterar a permeabilidade intestinal e a sua microbiota (bactérias). Associado à ingestão de alimentos tipo “fast-foods”, pelo curto espaço de tempo, inicia-se uma inflamação crônica mediada pelo estresse.
Um fato é que a sua flora intestinal é a responsável pela produção de um hormônio que proporciona bem-estar e felicidade.
A partir do aminoácido L-triptofano é sintetizada a serotonina. Quando se altera a microbiota, é diminuída então esta produção.
Por isso, a sensação de bem-estar diminui e se perpetua o estresse, insônia e até mesmo ansiedade. Logo, o passo inicial para controle disso tudo é não esquecer as práticas fundamentais, como alimentação, sono, cuidados com o intestino e prática de exercício físico.
O controle do estresse mental é muito importante. Alguns estudos indicam que práticas como Yoga e Meditação podem auxiliar na redução de hormônios que participam da ativação da inflamação por estresse.
A felicidade só é plena quando existe saúde. Que tal praticar isto em sua vida? Já fez seu exercício físico hoje?