Existem diversas técnicas de meditação, e, descobrir qual a ideal para você, vai garantir o sucesso das suas práticas, principalmente no seu início de jornada.
Já tentou meditar e se questionou se realmente meditação é algo para você? Talvez você não tenha encontrado uma técnica que lhe deixe confortável e confiante.
Por incrível que pareça, encontrar a técnica que mais lhe agrada é também uma forma de autoconhecimento.
Para descobrir quais são as melhores técnicas de meditação para iniciantes e como praticá-las, continue lendo!
O que é meditação?
Muito se fala sobre meditação, mas ainda ficam algumas dúvidas sobre o que ela realmente é.
Mais do que relaxar a mente ou concentrar-se em algo, a meditação é uma ferramenta de autoconhecimento e de presença. Podendo ser praticada por qualquer pessoa e em qualquer idade, independente da religião.
Sabe aqueles problemas que costumamos ignorar? É por meio da meditação que aprendemos a compreender e resolvê-los.
“A mente que observa a própria mente” – Monja Coen.
Meditar é praticar a auto-observação, olhar para dentro de si e compreender que é responsável por tudo aquilo que pensa.
Se você é responsável pelo que pensa, você pode reconhecer e mudar os seus pensamentos e também a frequência deles.
Benefícios
A cada dia que passa a meditação vem ganhando cada vez mais adeptos ao redor do mundo. Certamente, ao menos uma pessoa próxima a você pratica ou já tentou praticar alguma das várias técnicas de meditação que existem.
Um dos motivos pelo qual a meditação tem ganho toda essa notoriedade está relacionado aos benefícios que a prática proporciona, como:
– Alívio da ansiedade e depressão;
– Desenvolvimento da concentração;
– Redução do estresse;
– Equilíbrio emocional;
– Melhora da qualidade do sono;
– Autoconhecimento.
Esses são apenas alguns dos benefícios da meditação, que está sendo alvo de grandes pesquisas para compreender melhor quais são os outros benefícios que a prática pode trazer para as pessoas.
Técnicas de meditação
Existem diversas formas de meditar, cada uma com suas particularidades. Nesse post você vai conferir 4 técnicas de meditação que são ótimas opções para quem está começando na prática ou quer conhecer uma nova forma de praticar.
Atenção Plena
Essa é uma prática que consiste em ter total atenção no momento presente, com aceitação e sem julgamentos. Prestando sempre atenção nas sensações, nos pensamentos e nas emoções que surgem.
Popularmente conhecida como Mindfulness, a técnica de Atenção Plena faz parte da rotina de inúmeras pessoas, inclusive de famosos, como é o caso da modelo brasileira Gisele Bündchen.
No Zen app você encontra o “Programa de Atenção Plena em 8 Semanas”, um programa completo e desenvolvido exclusivamente para o aplicativo. Nele você vai aprender técnicas para aplicar a atenção plena em seu dia a dia.
Respiração
Simples e poderosa, essa é uma das técnicas de meditação ideal para quem está começando a meditar.
Para praticar você precisa estar em uma posição confortável, fechar os olhos e prestar atenção em sua respiração. Perceba como o ar entra, como o seu corpo se comporta.
Então, para ajudar ainda mais nessa sua prática, experimente ouvir a “Adhama Pranayama”. Uma técnica de respiração que pode ser feita a qualquer momento e em qualquer lugar.
Mantra
Um dos princípios do mantra é a sua vibração sonora que intensifica com a sua intenção ao praticar. São palavras e frequências que possuem um poder enorme.
Dica: Existe um aplicativo de meditação que você também pode desfrutar de outros mantras poderosos para começar.
Meditação guiada
Essa é uma das técnicas de meditação mais famosa para quem está começando a meditar. As meditações guiadas estimulam a concentração e a criatividade, além de guiarem o praticante durante toda a prática.
Então, se uma das suas dificuldades é observar os seus pensamentos, essa é uma técnica que pode lhe ajudar bastante. Além de ensinar para você um pouco mais sobre o que é meditar.
Experimente a meditação guiada para “Autoconexão”, e desfaça o nó que está impedindo você de se conectar profundamente e alcançar os seus objetivos.
Pratique o autoconhecimento, o desenvolvimento pessoal e o equilíbrio emocional por intermédio da prática da meditação na sua vida.