Curitiba foi apontada pela publicação norte-americana Wired como a primeira entre as cinco cidades do mundo mais inspiradoras quando o assunto é natureza urbana.
A Capital paranaense entra no ranking com Seul (Coreia do Sul), Copenhagen (Dinamarca), Nova Iorque (Estados Unidos) e Singapura, na Ásia.
Entre os motivos que tornam Curitiba referência, estão a preservação de áreas verdes e o plantio de árvores, além da fauna urbana preservada e bem-cuidada.
Na postagem da revista na rede social Instagram, uma das capivaras do Parque Barigui ganha destaque.
O conteúdo original é da BBC Earth, publicação voltada para o meio ambiente da BBC. A matéria do site britânico traz Curitiba entre seis cidades com iniciativas para trazer a natureza para ambientes urbanos.
Curitiba Capital Ecológica
Graças à sua política ambiental, Curitiba é considerada Capital Ecológica. São 44 parques e bosques em diversas regiões da cidade, o que resulta em mais de 60 metros quadrados de área verde por habitante, quando o mínimo recomendado pela OMS é de 12 metros quadrados por habitante.
Nos últimos anos, o município mostrou também inovação na área, com mais de 200 mil árvores plantadas no Desafio 100 Mil Árvores para Curitiba, e o repovoamento das abelhas nativas sem ferrão, com o projeto Jardins de Mel.
No contexto de preservação, também relançou a campanha Família Folhas, que ensina sobre a reciclagem de resíduos e outros temas da educação ambiental.
Muita gente sabe dos impactos causados pela degradação ambiental e como isso afeta a vida das pessoas, e alguns desastres recentes comprovam isso.
Mas o que pouca gente sabe é como passar um tempo ao ar livre, principalmente em áreas verdes, traz não apenas benefícios ao bem-estar, como tranquilidade, mas também à saúde.