Embora localizado na Califórnia, o Trailblazer Ranch da Salesforce também poderá receber colaboradores portugueses.
Até ao final do ano, o wellness retreat da tecnológica deverá ser utilizado por cerca de 10.000 colaboradores.
Enquanto algumas empresas canalizam esforços para os escritórios, em melhorá-los, adaptá-los e torná-los mais atrativos para os seus colaboradores, sobretudo as que já começaram a fazer o regresso ao local de trabalho, a Salesforce – que segue também uma lógica de work from anywhere, mesmo nos escritórios portugueses – está empenhada em construir um centro focado no bem-estar, saúde mental e interação social entre os membros das equipas.
“Os escritórios serão essencialmente espaços de colaboração, e, na Salesforce, já o fazemos, com maiores espaços para reuniões e áreas comuns. O Trailblazer Ranch serve um propósito diferente, o de aprofundar a relação entre colaboradores, das equipes com a empresa e das pessoas com elas próprias, num ambiente mais descontraído, relaxado, convidativo e confortável.”, explica Fernando Braz, country leader da Salesforce Portugal.
“É uma das primeiras experiências em todo o mundo e serve este propósito de investir na cultura corporativa e de investir no bem-estar dos nossos colaboradores.”, reforça Braz.
Localizado nas redondezas de Scotts Valley, na Califórnia, com quase nove hectares, o Trailblazer Ranch foi criado para ser um centro de trabalho e bem-estar para os quase 70.000 colaboradores da Salesforce.
O espaço conta com 140 quartos, vários espaços de reunião e encontro, locais ao ar livre com lareiras exteriores, anfiteatros e até um lago.
Este novo espaço será utilizado para fazer o onboarding de novos colaboradores, pois, ao longo dos anos de pandemia, tal como muitas outras empresas, a Salesforce recrutou milhares de novos colaboradores que nunca se conhecerem pessoalmente.
“A falta de colaboração presencial tem vindo a alertar para a importância de haver formas de manter a cultura corporativa presente. A Trailblazer Ranch permite aprofundarmos as relações entre membros das equipas e até com parceiros, ao desenvolvermos uma experiência da cultura Salesforce de uma forma totalmente diferente.”, comenta Fernando.
O centro de bem-estar será também utilizado para reuniões de equipe com foco na formação, e, sobretudo, para o fortalecimento das relações sociais.
“De resto, o rancho tem diversos trilhos para boas caminhadas e instalações para que os visitantes possam cozinhar em conjunto enquanto reúnem e interagem.”, detalha Fernando Braz.
Em funcionamento desde março, a empresa espera que o novo centro de bem-estar seja utilizado por cerca de 10.000 colaboradores até final do ano. E todos são bem-vindos, independentemente do mercado onde trabalham: “O Trailblazer Ranch poderá ser usado também pela equipe de Portugal.”, declara Braz.
Existe ainda a intenção de ter um espaço construído de raiz e de longo prazo, “Para o qual a Salesforce já está a auscultar o mercado.”, avança Fernando Braz.
“Ainda não existe um país ou uma localização determinada, mas terá de ser a uma hora de distância de um aeroporto internacional.”, diz o country leader da Salesforce Portugal.
Do work–life balance ao work-life integration
Mais do que equilibrar as esferas privada e profissional dos colaboradores, o wellness retreat da empresa americana de software on demand tem como base o conceito de work-life integration.
É compreender que não existem duas vidas numa só pessoa, a profissional e a pessoal. A integração é compreender que ambas fazem parte da mesma pessoa e que não há um interruptor para mudar o chip.
O principal benefício é a aceitação desta realidade e perceber que as nossas equipas são compostas por pessoas (no significado mais lato e abrangente do termo)”. “Nenhuma empresa espera estar a trabalhar com robôs, estamos a trabalhar com pais, mães, filhos, avós, amigos…”, conclui Fernando Braz.