O 30º Imin Matsuri será realizado no centro de eventos do Parque Barigui no ano em que os japoneses celebram os 114 anos da chegada ao Brasil.
O prefeito Rafael Greca recebeu na segunda-feira (23/5), no Palácio Solar 29 de Março, a comissão organizadora do 30º Imin Matsuri – o Festival do Imigrante Japonês.
O objetivo da visita foi convidar Greca para a festividade, que acontecerá nos dias 4 e 5 de junho, no centro de eventos do Parque Barigui.
“Os curitibanos vão matar a saudade do festival, que reflete a beleza da diversidade cultural na nossa cidade e que por causa do Covid, durante 2 anos, não pode se realizar.”, disse Greca.
Música, culinária e outras atrações que demonstraram a convivência das tradições com o novo farão parte da programação do 30º Imin Masturi.
O grupo também aproveitou para convidar Greca para a próxima edição do Festival Brasileiro de Taiko, que no próximo dia 24 de julho transformará Curitiba na Capital nacional dos tambores japoneses. O evento acontecerá no Teatro Positivo, no bairro Campo Comprido.
Participaram da comitiva o vereador Nori Seto; os representantes da Associação Cultural Beneficente Nipo-brasileira Nelson Tossa, Hermes Takashi Murakami, Isabela Yokoo, Emilia Timi Yokoo e Rui Kiyoshi Hara; o secretário do Governo Municipal e presidente do Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamewnto Urbano de Curitiba), Luiz Fernando Jamur; e o assessor especial de Articulação Política, Lucas Navarro.
A festa celebra a imigração japonesa no Brasil e apresenta diversos aspectos da cultura japonesa. O festival traz espaço de praça de alimentação com comidas típicas, mostra de vestimentas tradicionais, workshop de haicai, de mangá, origami e de culinária.