Os jogos de viking são bem populares entre o público, cativando os jogadores por conta dos combates, a exploração de terras e mares, além da mitologia.
Esses guerreiros são bastante representados na cultura pop por meio de filmes, séries, e, claro, nos games.
Em Assassin’s Creed Valhalla e Northgard, por exemplo, o público acompanha jornada de conquista deles em novas terras.
Por outro lado, games como Valheim e Hellblade: Senua’s Sacrifice estabelecem o foco na relação desses personagens históricos com figuras da mitologia nórdica.
Nessa lista no TechTudo, você encontra mais detalhes sobre vários títulos que retratam a vida desses icônicos guerreiros e marinheiros. Confira, a seguir, a seleção completa.
1. Jotun
Jotun é um jogo de ação da desenvolvedora independente Thunder Lotus Games para Nintendo Switch, PlayStation 4 (PS4), PlayStation 5 (PS5), Xbox Series X/S, Xbox One e PC (via Steam e Epic Games Store).
O game coloca o jogador no papel de Thora, uma guerreira nórdica que teve uma morte inglória em alto mar, mas recebeu uma segunda chance para provar que merece um lugar no Valhalla, onde somente aqueles que morreram em combate podem entrar.
Ao longo dessa jornada de provação, você passa por contos da mitologia escandinava que contam com belos cenários ilustrados à mão e personagens icônicos deste panteão — como Freya, Heimdall e até mesmo Yggdrasil, a gigantesca árvore que liga os nove mundos.
2. For Honor
For Honor é um game de combate medieval em terceira pessoa lançado pela Ubisoft em 2017.
A história se passa séculos após uma catástrofe natural ter unificado todas as nações, causando um conflito entre vikings, samurais ou cavaleiros pelo domínio local.
Embora o título possua uma campanha single-player, o foco está no modo multiplayer, que oferece uma experiência competitiva com uma série de classes e variações de habilidade e armas.
For Honor está disponível para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S e PC (via Ubisoft Store, Epic Games Store e Steam).
3. Valheim
Valheim traz uma aventura no mundo dos mortos, em que o objetivo principal é sobreviver em um misterioso décimo mundo da árvore Yggdrasil, com detalhes e biomas gerados proceduralmente.
Sozinho ou com até mais nove amigos, o player tem que enfrentar criaturas maléficas inimigas do deus Odin para ser aceito no paraíso de Valhalla.
Desenvolvido pela Iron Gate Studios, o jogo chega aos consoles Xbox One e Xbox Series X/S em março de 2023 (incluindo Game Pass) e já está disponível para computador via Steam.
4. Northgard
Northgard, da Shiro Games, é uma ótima opção para fãs de jogos de estratégia em tempo real (RTS), como Age of Empires e Sid Meyer’s Civilization.
Aqui, você lidera um clã de vikings lutando pelo controle do continente recém-descoberto que dá nome à obra.
Nesse novo mundo, o jogador pode explorar e conquistar territórios, atribuir diferentes profissões aos seus vikings, além de administrar seus recursos.
O player também vai precisar sobreviver a invernos rigorosos, lobos terríveis e guerreiros mortos-vivos.
O jogo está disponível no Nintendo Switch, PS4, PS5, Xbox Series X/S, Xbox One, Android, iOS e computador (via Steam e Epic Games Store).
5. Assassin’s Creed Valhalla
Assassin’s Creed Valhalla é o mais recente lançamento da franquia da Ubisoft. A história se passa em 873 d.C e acompanha Eivor, protagonista que pode ser homem ou mulher, à escolha do usuário, e que comanda exércitos de vikings contra os saxões.
Para conquistar um lugar para seu povo nos reinos que viriam a se tornar a Inglaterra, o jogador deve construir e coletar recursos para assentamentos e combater os precursores da Ordem dos Templários.
Assim como visto em Assassin’s Creed: Origins e Assassin’s Creed Odyssey, o título também traz elementos de RPG, embora menos presentes. Usuários podem baixá-lo no PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S e PC (via Ubisoft Store, Epic Games Store e Steam).
Produzido pela Norsfell e publicado pela Gearbox (Borderlands 3), Tribes of Midgard conta uma trama baseada na mitologia nórdica.
O seu papel é evitar que as forças malignas obtenham a Semente de Yggrasil, protegida no centro do seu vilarejo, e causem o fim do mundo.
No entanto, não é obrigatório fazer tudo sozinho, uma vez que o RPG tem suporte para até dez pessoas, que podem explorar e coletar recursos para enfrentar inimigos que atacam todas as noites.
Você pode baixar Tribes of Midgard no Nintendo Switch, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S e PC (via Epic Games Store e Steam).
7. Hellblade: Senua’s Sacrifice
Criação do estúdio Ninja Theory, o Hellblade: Senua’s Sacrifice é extremamente focado na cultura viking.
O game leva o jogador em uma viagem com Senua, uma guerreira celta que sofre de psicose, e precisa ir até Hel, a “terra dos mortos”, para resgatar a alma de seu grande amor.
No entanto, durante o percurso, além de confrontar monstros e quebra-cabeças, ela tem que lidar também com seus próprios demônios.
O título está disponível para Nintendo Switch, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S e PC (via Steam).
Além disso, está no catálogo do Xbox Game Pass. Uma sequência chamada Senua’s Saga: Hellblade II está em desenvolvimento.
8. Bad North
Descrito como roguelike tático, Bad North inverte a lógica presentes nos demais jogos desta lista, em que os vikings são os protagonistas.
Nele, é necessário posicionar e realocar tropas em tempo real para defender não somente um castelo ou cidade, mas sim ilhas do seu reino contra invasores vindos do Norte.
Vale destacar ainda que os campos de batalha são gerados de maneira aleatória — o que transforma cada jogatina em uma experiência única.
A produção da Raw Fury está disponível para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S, Nintendo Switch, PC (via Steam e Epic Games Store) e celulares Android e iPhone (iOS).
Além disso, está no catálogo do serviço de assinatura PS Plus, nos níveis Extra e Deluxe.