No mês de dezembro, as temperaturas começam a subir por causa da proximidade do verão. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há previsão de chuvas intensas para o início do ano de 2023, seguidas por altas temperaturas.
Nesse cenário, a nossa saúde pode ser impactada. Por isso, é fundamental ter alguns cuidados básicos.
A coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade Anhaguera, professora Rafaela Saviolli, conta que a estação exige uma atenção redobrada em razão do risco de doenças, desconfortos e outros problemas, que têm maior incidência durante o verão.
Para manter o bem-estar durante a temporada, a docente lista as principais dicas:
Hidratação
A água, que compõe 70% do nosso corpo, é indispensável para as funções vitais do organismo.
No verão, a transpiração aumenta, uma vez que a eliminação de líquidos é responsável pelo controle da nossa temperatura corporal.
Diante disso, para repor os líquidos perdidos, o ideal é beber 2 litros de água por dia. Vale ressaltar que a boa hidratação contribui para o funcionamento adequado dos órgãos, para evitar a retenção e para administrar as calorias.
Atividade física
Com o calor, algumas pessoas podem se sentir mais motivadas para a prática de atividades físicas ao ar livre.
No entanto, isso não deve ser feito em horários em que o sol está mais forte, porque pode ocorrer a desidratação e a elevação da temperatura corporal.
Os melhores horários para movimentar o corpo durante a temporada são no início da manhã, até às 10 horas, e após às 16 horas.
Protetor solar
Dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer) apontam que o câncer de pele corresponde a 33% dos diagnósticos de tumores no Brasil.
Então, no verão, intensifique o uso do protetor solar. Mas lembre-se: na verdade, ele deve ser aplicado durante todo o ano, mesmo em estações mais frias.
Alimentação leve
Alimentos pesados e gordurosos exigem um trabalho maior de digestão, o que eleva a temperatura do corpo. Logo, prefira consumir refeições mais leves e alimentos ricos em água.
Além disso, preste atenção às datas de validades das comidas, porque as altas temperaturas fazem com que elas estraguem mais rapidamente.
Roupas
As roupas podem contribuir para o aumento da temperatura corporal. Diante disso, escolha peças mais leves, com tecidos de fibras naturais, como o algodão, linho, seda e crepe, que possibilitam a ventilação do corpo.
Aproveite a estação para usar cores claras, pois as tonalidades escuras tendem a absorver o calor, comprometendo o conforto.
Fotos: Reprodução.