Crianças e adolescentes vão aprender brincando com as aulas gratuitas de Musicalização da 40ª Oficina de Música de Curitiba.
Canto coral infantojuvenil, brincadeiras ritmadas, exercícios e práticas de percepção e técnica vocal, são alguns dos conteúdos tratados nos cursos que acontecem em todos os bairros da cidade.
Cada regional conta apenas com 10 vagas para curitibinhas de 10 a 17 anos de idade. As inscrições são de graça e estão abertas no site.
Serão oito encontros intensivos de duas horas cada, que acontecem de 26 de janeiro a 3 de fevereiro. Além das aulas realizadas em cada Rua da Cidadania, todos os alunos se encontram para participar também do ensaio geral e da grande apresentação, nos dias 4 e 5 de fevereiro, no Auditório Mário Schoemberger, na Sede da Unespar/Embap, Rua Barão do Rio Branco, 370.
O curso realizado na Oficina de Música é uma extensão do MusicaR, programa de educação musical que acontece semestralmente nas regionais de Curitiba.
Para participar basta que tenha vontade de cantar e conhecer a música de forma coletiva. Não é necessário ter prática e experiência de leitura musical. Os participantes deverão ter assiduidade, evitando faltas e atrasos.
Estão programadas atividades rítmicas com instrumentos e sons corporais; iniciação musical por intermédio da escuta ativa; introdução aos fundamentos da música; jogos e atividades lúdicas com ritmos variados; elementos da música; canções de roda; expressão corporal; apreciação musical introduzindo a criança a repertórios diversos; socialização através da música.
O curso terá 20 vagas adicionais destinadas exclusivamente para alunos ativos no programa MusicaR de cada regional.
As crianças que já participam das aulas regulares durante o semestre letivo deverão formalizar sua inscrição junto ao professor responsável. A matrícula pelo site é restrita para as crianças que ainda não participam do programa.
Realização e apoios
A 40ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização da Fundação Cultural de Curitiba por meio do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Prefeitura de Curitiba e Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, com apoio master da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, e patrocínio da Volvo do Brasil Veículos e Copel Distribuição.
Também apoiam o evento: Camões – Centro Cultural Português, Embaixada de Portugal no Brasil, Centro Cultural Teatro Guaíra, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Campus Curitiba I da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Família Farinha, Sistema Fiep/Sesi Cultura, Teatro Colón, Teatro Regina Casillo, Universidade Federal do Paraná – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec).
Projeto realizado com o apoio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) – Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura – Governo do Estado do Paraná.