Depois de décadas de tentativas mal sucedidas de adaptação nas telas de cinema, as franquias de videogame estão começando a olhar para a TV como uma opção viável.
Faz todo o sentido, pois as histórias dos games, com suas várias horas, são difíceis de condensar em um típico filme.
O sucesso recente de The Last of Us da HBO sacramentou esse potencial televisivo para adaptações, mas é um movimento que já vinha rolando, como com o Castlevania da Netflix e o Halo da Paramount.
Confira 10 games que nesse momento já estão sendo desenvolvidos para séries de TV e que devem estrear cedo ou tarde.
Assassin’s Creed – Netflix
Assassin’s Creed fez uma tentativa de adaptação cinematográfica em 2016. A primeira tentativa de adaptar a popular franquia histórica de ficção científica foi recebida com duras críticas, apesar de estrelar o proeminente ator Michael Fassbender.
Pouco antes do lançamento do filme de Assassin’s Creed, a Ubisoft já havia iniciado negociações com a Netflix para produzir uma série, inicialmente planejada para ser apenas um anime.
Em 2020, a Netflix anunciou que vários projetos de Assassin’s Creed estão em andamento, incluindo uma série live-action, um anime e uma série animada.
Recentemente, foi confirmado que a série live-action perdeu seu showrunner Jeb Stuart devido a diferenças criativas.
Fallout – Amazon Prime Video
Fallout é uma franquia pós-apocalíptica atualmente produzida pela Bethesda Softworks. Os jogos da série acontecem durante o século 22, porém com uma atmosfera retro-futurista da década de 1950, causando assim divergências tecnológicas em comparação ao nosso mundo.
Uma grande guerra nuclear devastou o mundo em 2077, obrigando as pessoas a viverem em abrigos subterrâneos até a radiação do planeta diminuir.
Geneva Robertson-Dworet, que reescreveu o roteiro do mais recente filme de Tomb Raider e co-escreveu o roteiro de Capitã Marvel, atuará como showrunner ao lado de Graham Wagner.
Além disso, Walton Goggins e Ella Purnell foram escalados para estrelar a série, desenvolvida para o Amazon Prime Video. Uma imagem teaser foi divulgada em outubro de 2022.
Mass Effect – Amazon Prime Video
Semelhante a Fallout, a série Mass Effect está pronta para o potencial da TV. O vasto e repleto de lore desse RPG espacial gira em torno do comandante Shepard, durante o início da exploração humana.
O Comandante Shepard é acompanhado por personagens de muitas raças diferentes enquanto busca reunir o universo contra inimigos mútuos.
A partir de 2021, houve negociações entre a EA e o Prime Video pelos direitos de produção de uma série Mass Effect, já que a Amazon espera expandir seu repertório de fantasia.
No entanto, é preciso dizer que há poucas informações a respeito desse projeto desde então, quando o Deadline confirmou as negociações da Amazon para produzir a série.
Alan Wake – AMC
A série de Alan Wake teve um renascimento nos últimos anos. A franquia de terror inspirada em Twin Peaks teve uma remasterização impressionante em 2021, que coincidiu com o tão esperado anúncio da sequência.
Para completar, uma série de TV também está em andamento.
A Remedy Entertainment inicialmente fez parceria com a Contrarian Films para produzir uma série de Alan Wake em 2018 baseada nos planos antigos de Alan Wake 2.
Anos depois, os direitos da série Alan Wake foram vendidos para a AMC em 2022, que atualmente trabalha para trazer os muitos mistérios de Alan Wake para a telinha. Infelizmente, não se sabe muito mais neste momento.
Knuckles – Paramount+
O Sonic, personagem dos games da Sega, teve mais baixas do que altas nas últimas décadas. No entanto, os ventos parecem estar soprando a favor do Ouriço Azul, com a chegada de um novo game, o Sonic Frontiers, e o sucesso inesperado dos filmes live-action do personagem.
É esse sucesso que a Paramount Pictures tentará aproveitar com uma série spinoff atualmente em desenvolvimento para o Paramount +.
Este derivado está centrada em torno de Knuckles, que teve voz de Idris Elba em Sonic 2 – O Filme. Elba deve reprisar seu papel na série, programada para ser lançada em 2023.
Life is Strange – Hulu
Life is Strange, da Dontnod Entertainment, conquistou os jogadores com seus personagens complexos e suas escolhas e circunstâncias difíceis.
Ao contrário de outras histórias aqui nessa lista, que exigirão um pesado trabalho de pós-produção, Life is Strange deve ser uma adaptação relativamente direta do jogo para a TV.
Os direitos de uma série de Life is Strange são detidos pelo Hulu. Em 2021, o streaming anunciou que o músico Shawn Mendes produziria a série, o que é um bom sinal, já que a série Life is Strange conta com uma trilha sonora licenciada que é um diferencial do game.
A Anonymous Content também atuará como produtora da série. Ainda não se sabe se esta série recontará a história original de Max e Chloe ou algo original.
A Plague Tale
Embora a maioria das séries de videogame adaptadas tenha um longo histórico, A Plague Tale ainda é uma franquia relativamente nova.
Sua primeira sequência chegou recentemente, em 2022. A Plague Tale conta a história dos irmãos Amicia e Hugo, enquanto eles tentam sobreviver a uma França infestada de pragas e ratos durante o século XIV.
Uma série baseada em A Plague Tale foi anunciada no início de 2022 e deve ser dirigida pelo diretor francês Mathieu Turi.
A Plague Tale será produzido pela Mediawan, Asobo e Focus Entertainment e filmado na França. No entanto, ainda não se sabe onde a série será distribuída.
Embora seja uma produção francesa, a série pode ter seus direitos de distribuição vendidos para plataformas de streaming e TV internacionalmente.
Twistead Metal – Peacock
A Sony se tornou uma grande força no desenvolvimento de adaptações de videogames. No ano passado, Uncharted se transformou em filme, e agora The Last of Us estreou como uma série da HBO.
Os veículos são os próximos na lista da Sony, já que um filme Gran Turismo está programado para ser lançado em agosto de 2023, e uma série de TV baseada no caos de combate veicular de Twisted Metal está em desenvolvimento para o Peacock.
Twisted Metal vai estrelar nomes como Stephanie Beatriz, Anthony Mackie, Thomas Haden Church e Richard Cabrel.
Sweet Tooth será fisicamente retratado pelo lutador profissional Samoa Joe mas terá voz de Will Arnett, que também é um dos produtores da série live-action.
As filmagens terminaram no final de agosto de 2022, o que significa que a série pode chegar ainda em 2023.
Horizon Zero Dawn – Netflix
Uma das mais populares franquias do Playstation, Horizon, também vai ganhar uma série de TV. Horizon Zero Dawn é uma história pós-apocalíptica repleta de máquinas sencientes que se comportam como animais, modernos e pré-históricos.
O game estrela Aloy, que descobre um misterioso dispositivo dos “Antigos” que lhe fornece uma grande quantidade de informações e perspectivas do mundo ao seu redor. Um mundo que ela precisará salvar.
Não se sabe muito sobre a série de Horizon Zero Dawn que está sendo desenvolvida pela Netflix, já que foi anunciada apenas no início de 2022.
Porém, já sabemos que será desenvolvida por Steve Blackman, que foi escritor e produtor de Fargo, bem como o atual showrunner de The Umbrella Academy.
Ele já confirmou que Aloy estará na série, o que indica que veremos uma adaptação fiel ao game, embora rumores iniciais apontassem o contrário.
God of War – Amazon Prime Video
Quando o Playstation anunciou a série de Horizon Zero Dawn, eles também anunciaram uma adaptação de sua icônica franquia God of War.
God of War é uma das franquias mais longevas da Sony e narra a jornada de Kratos pela mitologia grega, e, recentemente, pela mitologia nórdica.
A adaptação de God of War foi oficialmente encomendada como uma série em dezembro de 2022 e deve adaptar a recente saga nórdica, onde Kratos se aventura com seu filho, Atreus. God of War está sendo escrito por Mark Fergus e Hawk Ostby, ambos conhecidos por The Expanse.
O showrunner de A Roda do Tempo, Rafe Jenkins, servirá também como showrunner de God of War. Cory Barlog, o diretor criativo da série de videogames, atuará como um dos produtores executivos.